Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

25 dezembro 2011

Óbito

Aos familiares e amigos: partiu hoje, 25 de Dezembro, pelas 9.00 horas, a senhora minha mãe, Alice Bernardo. Descanse em paz.
31 de Outubro de 1929 a 25 de Dezembro de 2011.



Esquerda...

“Jerónimo de Sousa
Secretário-Geral do PCP
Votar contra um voto de pesar pela morte de Vaclav Havel é votar contra tudo o que simboliza: liberdade e democracia. Nestas ocasiões percebe-se o desprezo do PCP pela democracia. Expõe-lhe a verdadeira natureza. Estalinista.”
In Diário de Notícias de 24-12-2011





24 dezembro 2011

Já pensou passar a noite num iglu?

Fica no Parque Natural de Urho Kekkonen na Finlândia e tem uma proposta arrojada: passar umas férias a viver como um...esquimó.
Apesar de possuir um edifício que alberga um hotel mais tradicional, o Kakslauttanen dedicou uma área da reserva a iglus – as pequenas casas de gelo construídas pelos esquimós para pernoitar e fugir ao frio.
 Mas não são iglus quaisquer. Com um telhado em vidro isotérmico resistente ao gelo – para permitir aos clientes observar a impressionante Aurora Boreal, visível nesta parte do planeta – e sistema de aquecimento capaz de manter as temperaturas de 30ºC negativo lá fora, os iglus são tudo menos tradicionais.
O hotel tem até uma capela de neve, aberta aos Domingos para as orações semanais. Já o restaurante serve iguarias regionais, entre elas a tão apreciada rena assada no forno. O Kakslauttanen é também a casa da maior sauna de fumo do mundo.
http://www.sabado.pt/Multimedia/FOTOS/Mundo/Fotogaleria-(316).aspx





23 dezembro 2011

Boas Festas

Os hospitais são locais fundamentais em termos de preservação da vida humana. Normalmente não pensamos neles. Talvez por não termos familiares profissionais do ramo da saúde.
Acontece que quando devemos a vida à proficiência dos seus profissionais, como foi o caso, e quando temos a progenitora com doença coronária isquémica internada já pela 5ª ou 6ª vez desde há uma dúzia de anos, primeiro nos Cuidados Intensivos e depois nos Cuidados Intermédios, há cerca de trinta dias consecutivos no Hospital de Santa Marta, então só nos resta desejarmos humildemente saúde aos nossos, e votos de Boas Festas a todos.



20 dezembro 2011

FMI admite que crise da dívida representa um "sério risco" para Portugal

O fundo sublinha que Portugal está a cumprir o memorando de entendimento mas alerta para os impactos da crise da dívida soberana no sistema financeiro e na economia do País.
"O aumento da turbulência na Europa é um sério risco" para Portugal, alerta o último relatório do Fundo Monetário Internacional sobre Portugal, realizado no âmbito do programa de ajuda externa.
"As novas exigências de capital – significativamente mais elevadas – em conjunto com a redução da exposição aos países periféricos, representam novas pressões sobre o sector bancário e o fluxo de crédito e podem complicar, bastante, a política interna", adverte o Fundo Monetário.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=526585


Primark - a marca que ameaça a Zara

Em 1969, a família Weston, dona da Associated British Food (ABF), um império na distribuição e no comércio de açúcar e outros bens alimentares, decidiu investir no ramo do vestuário. De todas as propostas que recebeu, a que mais lhe interessou foi a de Arthur Ryan, um irlandês de 34 anos com um currículo duvidoso – tinha vendido gravatas e trabalhado em alfaiatarias londrinas. A ideia era inovadora: lojas grandes, com roupa moderna para uma clientela com menos de 35 anos e preços bem inferiores aos praticados pela concorrência. Os Weston deram-lhe 58 mil euros e Ryan abriu a primeira loja, a Penneys, em Mary Street, no centro de Dublin.
Nem mesmo o empreendedor Arthur Ryan poderia supor que, 42 anos depois, a sua empresa estivesse a revolucionar a indústria mundial do pronto-a-vestir. Tem 226 lojas em sete países europeus, dá emprego a 34 mil pessoas, gera receitas anuais na ordem dos 3.570 milhões de euros e lucros de 358 milhões. Só o nome se perdeu: quando entrou no Reino Unido, em 1974, a Penneys foi obrigada a registar-se como Primark, porque a multinacional norte-americana JC Penney já operava lá com um nome parecido.
http://www.sabado.pt/Multimedia/FOTOS/Curtas-metragens/Fotogaleria-(18).aspx



Cat mom hugs baby kitten

Como (e quando) vamos pagar

Portugal começa a pagar os empréstimos em 2015. Ao todo serão necessárias oito tranches para liquidar os 31.360 milhões de euros que devemos.
 http://www.dinheirovivo.pt/Graficos/Detalhe/CIECO026798.html



Constituição da República Portuguesa ferida de morte?

A Constituição está ou não ferida de morte? Já repararam que o Acordo entre o Estado Português e a Troika foi celebrado, está em vigor, e passou completamente ao lado da Constituição?

19 dezembro 2011

Roupa que se lava sozinha

Investigadores chineses querem roupa que se lava sozinha.
Engenheiros de duas universidades chinesas em Shangai desenvolveram uma forma de retirar manchas e odores de tecidos de algodão apenas com a exposição à luz solar. A invenção abre caminho a roupas que se lavam sozinhas.
Os resultados da pesquisa foram publicados esta semana. Os engenheiros criaram um revestimento químico para tecidos de algodão, que usa nanopartículas de um composto de dióxido de titânio e nitrogénio.
O dióxido de titânio é uma substância já aplicada em janelas que se limpam sozinhas e meias que se livram dos odores, mas esforços para o usar em tecidos tinham acabado gorados.
A pesquisa dos investigadores chineses conseguiu fazer com que tecido de algodão revestido com o material desenvolvido fosse capaz de remover manchas de laranja com a simples exposição à luz solar.
De acordo com os engenheiros, o químico é de produção barata, não é tóxico e é ecológico. Para além disto, o revestimento químico permanece intacto quando os tecidos são lavados de forma convencional.
http://www.publico.pt/Ciências/investigadores-chineses-querem-roupa-que-se-lava-sozinha-1525438



julio eglesias*je n'ai pas changer*

Abril en Portugal - Julio Iglesias


Julio José Iglesias de la Cueva despediu-se dos palcos públicos. Promete continuar a cantar em privado.

Julio Iglesias - El amor

Julio Iglesias - Manuela

A Flor De Piel by Julio Iglesias

Se Mi Lasci Non Vale* Julio Iglesias

Julio Iglesias - Un canto a galicia (1972)

No Motherland Without You


Com a morte de Kim Jong-il, no dia 17 de Dezembro de 2011, durante uma viagem de comboio, seu filho mais novo, Kim Jong-un assumiu o cargo. Kim Jong-il, filho de Kim Il-sung, fundador da república, era o líder mais proeminente da nação e o representante do governo; seu título oficial era, segundo a Constituição, Líder Supremo, como Presidente da Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte, uma cargo que assume desde 1994. A música No Motherland Without You, cantada pelo Coro do Exército Norte-Coreano era muito apreciada por Kim Jong-il.

Os homens de salário normal estão feitos!

A população dos concelhos de Azambuja, Grândola, Odemira, Ourique e Monchique são maioritariamente masculinas, segundo o Censos de 2011.
www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui...
Entre Grândola e Odemira/ Ourique ficam Santiago Cacém/ Sines (chamo a isto a lei do encosto) que na minha opinião comungam do mesmo problema…
O fluxo de população masculina de outras áreas do interior do Alentejo, por debandada da ruralidade, êxodo do campesino, procura do litoral urbano e fabril, trocando o incerto pelo garantido, provocam este desnível surpreendente na relação da população.
Percebe-se, a partir destes dados factuais, qual a atitude da população feminina. Como estão em minoria e a procura é muita …
Por outro lado, e mais uma vez em prejuízo da população masculina tomando como referencia o todo nacional, nesta zona do Alentejo litoral temos que de acordo com os números divulgados no dia 28 de Novembro pelo Instituto Nacional de Estatística, Sines é o terceiro concelho do país no indicador do ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem. Já no índice de poder de compra per capita ocupa o 10º lugar a nível nacional.
Por que é que digo que a população masculina é prejudicada? Muito simples, ou temos a sorte de trabalhar por conta de outrem numa das large company da zona que pagam muitíssimo bem, ou não temos hipóteses de concorrer em pé de igualdade com os extremamente abonados financeiramente. Só para que se saiba, o ganho médio mensal dos trabalhadores de Sines é cerca de 50 por cento superior à média nacional (1520 euros/Sines versus 1034 euros/resto de Portugal).
Não é preciso ser um guru da economia para perceber que a população feminina, minoritária, escolhe sempre os homens com base nos proventos elevados, garantidos…
Elas também trabalham e recebem. Acontece que se recebem X só acham bem se ele receber 5X, e como aqui há quem de facto receba tal proporção, são esses os eleitos! Os homens de salário normal estão feitos com os “pitos de oiro”!




18 dezembro 2011

Ainda vamos a tempo?

Só passou uma semana, mas o acordo que saiu da última cimeira de Bruxelas está quase enterrado. Em poucos dias, os mercados reagiram, os juros da dívida subiram e a Zona Euro voltou ao pesadelo. Já não interessa o que ficou em Bruxelas, mas sim o que ainda pode ser feito – a curto prazo – para que o euro consiga respirar. Três sugestões:
1) Eurobills, não eurobonds. É uma das sugestões mais interessantes das últimas semanas. A teoria é simples: e se, em vez de dívida pública a longo prazo (eurobonds), a Zona Euro assumisse o mercado de dívida de curto prazo (emissões de bilhetes até um ano)? O modelo funcionaria assim: no início do ano, cada Estado apresentaria o seu calendário de emissões. Sabendo de antemão de quanto precisariam os Estados, uma entidade (Gabinete de Gestão de Dívida, CGD) emitiria dívida nos mercados que utilizaria depois para comprar (a preços controlados) o que saísse de cada um dos leilões nacionais. Com isso reduzia o risco financeiro (eliminava as flutuações nos leilões), controlava o risco moral (só os países equilibrados podiam ter acesso) e retirava da equação os especuladores externos.
2) Reestruturar a dívida. A "bomba atómica" e "vamos pôr as pernas dos bancos alemães a tremer" são exageros de linguagem, mas o problema é sério, como o FMI assumiu esta semana. Em Novembro, Bruxelas trabalhou no cenário (surreal) de que os investidores concordavam com um corte de 50% nos títulos. O acordo ficou em águas de bacalhau e ainda esta semana os investidores privados insistiam em três pontos: 1. os governos que compraram dívida também vão sofrer com esta desvalorização forçada; 2. a nova lei deve proteger, dizem os privados, de novos cortes unilaterais; e 3. Todos querem ser compensados no futuro acertando já as taxas de juro. Como nada disto parece provável, o FMI abriu esta semana a porta a uma reestruturação "induzida", celebrando por contrato um corte organizado na dívida grega – e possivelmente dos outros periféricos. Sem isso – e se todos mantiverem o euro como moeda única – as hipóteses de sucesso são mínimas.
3) O BCE, sempre o BCE. Dizia esta semana um governante italiano: "Desistimos das antigas válvulas da inflação e desvalorização para termos taxas de juro baixas. Agora, nem isso." Ao BCE pede-se que olhe menos para o controlo monetário e mais para a liquidez dos bancos e dos Estados, abrindo espaço para uma entrada agressiva nos mercados de dívida pública. No último mês, o BCE foi generoso para os bancos, criando liquidez a três anos que estes utilizaram – em muitos casos – para comprar dívida soberana. O truque resultou, mas é uma ficção. Está na altura de o BCE assumir uma intervenção directa, imprimindo e dispersando dinheiro. Nem é muito radical: a Fed americana já faz o mesmo.
http://www.dinheirovivo.pt/Artigo/CIECO026593.html?page=1



Goa há 50 anos: o dia em que a paciência da Índia chegou ao fim

Para Salazar entregar Goa era como cortar uma mão. Não havia diálogo possível com Nehru, não havia nada a discutir. Ao fim de 14 anos, o primeiro-ministro indiano desistiu. Foi o fim do Estado Português da Índia.
Podia ter sido ontem. Primeiro o som de um avião a sobrevoar a casa, depois, olhos já postos no céu, outro e mais outro. Eram sete da manhã e a invasão de Goa pelas forças indianas estava em marcha desde as primeiras horas do dia 18 de Dezembro.
http://www.publico.pt/Mundo/o-dia-em-que-a-paciencia-da-india-chegou-ao-fim-1525530



Alunos gregos desmaiam nas escolas com fome

Os professores na Grécia estão preocupados com os vários casos que se têm registado nos últimos meses de alunos que desmaiam nas escolas por fome e desnutrição, e já alertaram as autoridades para o caso.
O primeiro ocorreu há cerca de um ano e a ele seguiram-se mais denúncias de professores, que garantem que alunos seus estão na escola até às 16h00 sem comer todo o dia.
Os meios de comunicação deram conta do caso, mas as notícias foram catalogadas de exageros jornalísticos até que, há cerca de duas semanas, um rapaz de 13 anos desmaiou num colégio da Heraklión, a capital da ilha de Creta.
Quando a directora avisou a mãe, que trabalha a tempo parcial numa empresa municipal e tem quatro filhos, ela disse que a sua família não comia nada há dois dias.
Reminiscências da fome após ocupação nazi.
O assunto transformou-se em debate nacional e a imagem da comida a ser dividida nas escolas despertou, entre os mais velhos, o pesado inverno de 1941-42 quando, depois da ocupação nazi, mais de 300 mil pessoas morreram de fome.
http://www.publico.pt/Economia/alunos-gregos-desmaiam-nas-escolas-com-fome-1525527



Presidente da Federação Portuguesa de Futebol

Fernando Gomes (PFPF) e José Parente num Benfica - Porto na época 79/80.


17 dezembro 2011

Quem minha filha agrada, minha boca adoça…

Este é um ditado que ouvimos muitas vezes e que de facto é assim mesmo.
Por tradição é vulgar pensarmos exclusivamente neste ditado popular como um acto maternal de defesa dos filhos.
E se por um acaso do destino for exactamente ao contrário? Se um raríssimo, mas concreto, sentido de desapego maternal acontecer, o que sucede?
O que pensar quando vemos alguém fazer "mal" aos nossos filhos? A dor que sentimos é imensamente maior, o coração fica apertado, o sentimento de impotência faz-nos ficar angustiados e chegamos a desejar que tudo o que a filha está sofrendo fosse connosco e não com ela. Então, queremos agir para livrá-la dos predadores.
O que ameniza é a atenção paternal.
É pena que seja assim desde sempre…



Mãe Natal...

Quotas de pesca de Portugal aumentam 6% em 2012
Portugal saiu hoje das negociações das pescas com um aumento global de seis por cento nas suas quotas, o que a ministra da Agricultura e Pescas, Assunção Cristas, considerou um resultado positivo de uma demorada negociação.
“Desta vez aumentámos substancialmente (as quotas), mais seis por cento na globalidade”, disse a ministra à saída de uma maratona de quase 16 horas de negociação cujo resultado considerou “muito positivo”.
http://economia.publico.pt/Noticia/quotas-de-pesca-de-portugal-aumentam-6-em-2012-1525456





Cesária Évora - Cabo Verde (1997)

Cesária Évora: Sodade




A cantora cabo-verdiana Cesária Évora morreu neste sábado.

16 dezembro 2011

Previsões económicas 2011-2012

Quais as previsões económicas das cinco principais instituições financeiras

O fosso entre ricos e pobres

Em Portugal os mais ricos chegam a ganhar 10,3 vezes mais do que os mais pobres



http://www.dinheirovivo.pt/Graficos/Detalhe/CIECO026506.html

China: 在中国的利益*

Nos últimos anos, Pequim tem tentado puxar know-how europeu para transformar um modelo de produção desactualizado num concorrente mundial.
E, de repente, os chineses passaram de piada à Futre para se tornarem concorrentes sérios nas privatizações. Ainda não se sabe se é com eles que o Governo espera corrigir a trajectória da dívida pública em 2012, mas a ofensiva é séria. Só no último mês, a China Three Gorges ofereceu o preço mais alto pela EDP (2,7 mil milhões de euros), a State Grid, empresa estatal chinesa, entrou na corrida à REN (Redes Energéticas Nacionais) e há um mês a petrolífera Sinopec juntou-se à Galp no Brasil.
Faz sentido? Faz. Nos últimos anos, Pequim tem tentado puxar know-how europeu - o interesse na EDP é um bom exemplo - para transformar um modelo de produção desactualizado num concorrente mundial de luxo. De todos os emergentes - Brasil, Índia, – o atraso chinês é o mais significativo, mas também o que tem maior crescimento potencial. Nas últimas semanas, Pequim baixou impostos sobre o consumo, num esforço para estimular o mercado interno e a procura por produtos com maior valor acrescentado. Para já, a China ainda precisa de aliados neste caminho tecnológico. O que é bom para a Europa e para o Governo, que tem no interesse chinês na EDP e na REN um candidato aos seus ovos de ouro.
*O interesse chinês
http://www.dinheirovivo.pt/Artigo/CIECO026454.html
China pede "transparência" na venda da EDP
Porta-voz do ministro do Comércio chinês falou hoje sobre o processo de privatização da portuguesa EDP. Shen Danyang disse esperar que o governo português decida com "transparência" e "imparcialidade" sobre o comprador dos 21% que o Estado português controla na EDP.
Na mesma declaração, citada pela agência Bloomberg, o mesmo porta-voz declarou que o Governo chinês apoia as empresas do país que quiserem concorrer às privatizações em curso em Portugal.
Os comentários do governo chinês aparecem a menos de uma semana da decisão de Pedro Passos Coelho sobre o vencedor da privatização da EDP. Na corrida estão os alemães da E.ON, os chineses da Three Gorges e os brasileiros da Eletrobras e da Cemig. O Governo português tomará uma decisão na próxima quarta-feira.
A proposta dos chineses da Three Gorges é a mais elevada do ponto de vista financeiro, com uma oferta de 3,45 euros por acção (num total de 2,69 mil milhões de euros). Segue-se a dos brasileiros da Eletrobras, com uma proposta de 3,28 euros por acção (2,56 mil milhões de euros) e a da alemã E.ON, com 3,25 euros por acção (2,54 mil milhões de euros).
http://economico.sapo.pt/noticias/china-pede-transparencia-na-venda-da-edp_133934.html





15 dezembro 2011

Nuno Crato enterra reforma dos governos de Guterres

O documento que orienta o ensino básico desde 2001 será substituído por metas curriculares centradas nos conteúdos que alunos devem dominar.
É o ponto final na matriz definida para o ensino básico pelos governos socialistas de António Guterres. Primeiro desaparecerem as áreas curriculares não disciplinares, agora um despacho do actual ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, põe fim à vigência do documento Currículo Nacional do Ensino Básico - Competências Essenciais, que desde 2001 foi assumido como a referência central para aquele nível de ensino. As "metas curriculares" que substituirão aquele documento irão ainda ser elaboradas.
http://www.publico.pt/Educação/nuno-crato-enterra-reforma-dos-governos-de-guterres-1525161


14 dezembro 2011

Polo Sul: faz hoje 100 anos!

14 de Dezembro de 1911

14 de Dezembro de 2011

Alkohol ist deine Tante, Mann! *

Banco central alemão compara países endividados a alcoólicos.
O presidente do Bundesbank disse que não há plano B para a Alemanha regressar ao marco e voltou a rejeitar um aumento da compra de obrigações dos países com problemas por parte do BCE.
Jens Weidmann, presidente do banco central alemão (Bundesbank) e membro do Conselho do Banco Central Europeu, comparou hoje os países endividados às pessoas que têm problemas com a bebida. Questionado sobre se o BCE está disposto a aumentar a compra de dívida soberana para ajudar os Estados-membros do euro com problemas, Weidmann indicou que isso seria o mesmo que dar um último trago a um alcoólico, refere a agência Efe.
"É como um alcoólico dizer que a partir de amanhã vai estar sóbrio e a respeitar as regras, mas que esta noite precisa de beber", salientou o mesmo responsável, citado pela Reuters. "Não creio que seja bom dar uma garrafa a um alcoólico. Não servirá para o ajudar a resolver o seu problema", acrescentou.
*alcoólica é a tua tia, pá!
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=525449



13 dezembro 2011

A evolução...

"a evolução da espécie humana... tal como a recebi por mensagem...!"
http://democrato.blogspot.com/



A Alemanha devia pagar as suas obrigações à Grécia, há muito em dívida

26 de Fevereiro de 2010:
"A questão das reparações de guerra da Alemanha como resultado da Segunda Guerra Mundial não foram completamente resolvidas", disse o ex-primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, durante uma sessão de perguntas e respostas no Parlamento grego. "Nós temos que assumir responsabilidade por aquilo que somos responsáveis. Mas certamente esperamos que os nossos parceiros tenham uma posição similar, que eles honrem seus compromissos", acrescentou.
2 de Julho de 2011:
"Os indicadores do valor actual das dívidas alemãs à Grécia são os seguintes: com base na taxa média de juros das Obrigações do Tesouro dos EUA desde 1944, que é cerca de 6%, estima-se que o valor actual do empréstimo de ocupação seja de 163,8 mil milhões dólares e o valor da reparação de guerra seja de 332 mil milhões de dólares.
O economista francês e consultor do governo, Jacques Delpla, declarou que a Alemanha deve à Grécia 575 mil milhões de euros devido a obrigações decorrentes da Segunda Guerra Mundial (Les Echos, sábado, 2 de Julho 2011)."
http://www.greece.org/blogs/wwii/?page_id=810




Esta merda tem de acabar - Jacques Fresco

Artista transforma corpos em arte

'Fresh and Acrilic' é o nome do projecto (e exposição) de Ben Heine, um artista que transforma corpos de pessoas em obras de arte, através de um método pouco comum: cobre os corpos dos modelos com tinta e depois fotográfa-os.
Heine precisou de 3 horas para conceber cada uma das obras aqui apresentadas. "A ideia é criar uma superfície viva e criativa, fazendo com que a pessoa seja parte integrante de toda a composição. Quero fazer algo novo e gerar surpresa aos olhos dos espectadores", explica o artista.
O trabalho de Heine pode ser visto na Feira de Arte Londrina, de 8 a 22 de Janeiro do próximo ano.
http://www.sabado.pt/Multimedia/FOTOS/-span--b-Artes-b---span-/Fotogaleria-(299).aspx






Reihenfolge der Troika*

Na Grécia o valor do salário mínimo é 751 euros, valor que a Troika quer ver diminuído em 300 euros.
Para além da redução do vencimento mínimo a troika exigiu ainda que seja abolido o acordo entre patrões e sindicatos que prevê subidas salariais de 1,5% em Julho de 2011 e 1,7 em 2012, subida inferior à inflação que ronda os 3%.
Os inspectores internacionais propõem ainda que se diminuam os custos não laborais das empresas, com um corte "drástico" na participação empresarial dos fundos de pensões, que seria compensado com um novo corte nas pensões para não desequilibrar as contas da Segurança Social.
Pode ser que me engane, mas com o que se passa com os helénicos antevejo o futuro...
*Ordem da Troika
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO025961.html




Estudo recomenda que FREIRAS devem tomar a pílula

Um artigo publicado na revista científica The Lancet recomenda a pílula anticoncepcional às freiras, indicando que «pagam» um preço muito alto pelo seu voto de castidade. Ao não terem filhos e ao menstruarem mais vezes, as freiras estão mais sujeitas a cancro.
Os autores Kara Britt e Roger Short, investigadores de duas universidades australianas, concluíram que as religiosas estão mais propensas a desenvolver cancro da mama, ovários e útero, noticia a BBC.
«Não ter filhos, chegar cedo à puberdade ou mais tarde à menopausa afectarão essa incidência. A pílula poderia ajudar a reduzir esses riscos», explicou Britt.
Os investigadores citaram dois grandes estudos publicados em 2010, que mostram os benefícios da pílula anticoncepcional para a saúde.
Segundo eles, o índice total de mortalidade entre as mulheres que já tinham tomado a pílula por via oral era 12% inferior, em comparação com as mulheres que nunca tomaram esse contraceptivo.
Os mesmos estudos revelaram também que os riscos de cancro do ovário e do útero foram reduzidos entre 50 a 60%, nas mulheres que já tomaram a pílula.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=547739



12 dezembro 2011

Nuno Crato – ME, muito bem!

O ministro da Educação, Nuno Crato, anunciou hoje as propostas do Governo para uma revisão curricular, que deverá entrar em vigor no próximo ano lectivo (2012/13) e que estará em discussão pública durante um mês e meio.
A Associação de Professores de História (APH) considerou hoje positivo o aumento da carga horária e a manutenção da autonomia da disciplina, consagradas na proposta do Governo para a revisão curricular.
A presidente da APH considerou igualmente positiva a manutenção da autonomia de História e Geografia como disciplinas autónomas. “Não há fusão, nem semestralidade” nesta proposta, adiantou.
A professora sublinhou que agora, haverá “mais dois tempos lectivos de 45 minutos” para as duas disciplinas.
http://www.publico.pt/Educação/professores-de-historia-satisfeitos-com-mais-tempo-e-autonomia_1524763



Hi everyone, Boas Festas!

Boas Festas!

Já que nesta época se fala em sentimentos nobres, nada mais adequado que valorizar a amizade! Uma mensagem, não vale muito, mas a lembrança vale tudo! Feliz Natal & Bom Ano Novo!

Luís Bernardo


Comemoração dos 100 anos da conquista do pólo sul

O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, chegou hoje ao pólo sul para comemorar os 100 anos da conquista do ponto mais meridional do planeta pelo compatriota, o explorador Roald Amundsen.
A 14 de Dezembro de 1911, o explorador norueguês Roald Amundsen e os quatro homens que o acompanhavam puseram a bandeira norueguesa no pólo sul, primeiro que o britânico Robert Falcon Scott, no final de uma corrida épica.
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=2179114


Uma fotografia de 16 de Dezembro de 1911 mostra o explorador norueguês, Roald Amundsen, com os seus companheiros

 

11 dezembro 2011

Eclipse lunar

O eclipse teve lugar ontem e permitiu assistir ao estranho fenómeno da mudança de cor do nosso satélite. Tal acontece devido à reflexão da luz por parte da nossa atmosfera, que permite à lua receber um pouco de luz e, desse modo, ser visível a olho nú.
América do Norte, Europa, África e Ásia Ocidental foram as regiões do planeta que puderam assistir ao fenómeno.
http://www.sabado.pt/Multimedia/FOTOS/Mundo/Fotogaleria-(297).aspx






Marilyn Monroe

Muitos acreditam que era uma mulher robusta e com curvas definidas. Na verdade, Marilyn pesava cerca de 51kg e media 1.65m.
Marilyn não era apenas um `sex-symbol´. Tinha uma biblioteca pessoal com cerca de 200 livros (desde Tolstoi a Whitman), ouvia Beethoven e tirou um curso de literatura na Universidade de Los Angeles.

Na célebre noite em que desejou um feliz aniversário ao presidente John F. Kennedy, Marilyn usou vestido cor de pele com 2500 diamantes falsos. Ele era tão apertado que só foi cosido após a actriz o vestir. E não pôde usar sequer roupa interior.
Esse mesmo vestido tornou-se na peça de vestuário mais cara de sempre. Foi vendida num leilão em 1999 por 843 mil euros.