Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

31 outubro 2011

Certificado multiusos

Hoje concretizou-se. Decreto-Lei n.º 202/96 de 23 de Outubro. O n.º 1 do artigo 2.o da Lei n.º 9/89, de 2 de Maio— Lei de Bases da Prevenção e da Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência —, define pessoa com deficiência «aquela que, por motivo de perda ou anomalia, congénita ou adquirida, de estrutura ou função psicológica, intelectual, fisiológica ou anatómica susceptível de provocar restrições da capacidade, pode estar considerada em situações de desvantagem para o exercício de actividades consideradas normais, tendo em conta a idade, o sexo e os factores sócio-culturais dominantes».

30 outubro 2011

29 outubro 2011

Corte? E as excepções?

Lembram-se das inúmeras excepções em 2010? Aquando do “confisco” dos tais 5% de média aos vencimentos dos funcionários públicos e empresas públicas do Estado? E o que é que o Governo da altura (o anterior) disse? Que não mais se repetiriam tais excepções! Pois atentem na seguinte notícia:
“Mais de 20 mil reformados da banca terão subsídios assegurados.
Presidente do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas diz que recebeu a garantia das Finanças de que os bancários receberão os subsídios de Natal e de férias.”
(…)
http://economico.sapo.pt/noticias/mais-de-20-mil-reformados-da-banca-terao-subsidios-assegurados_130091.html

Corte de subsídios não foi inscrito como medida temporária

O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais alerta que a suspensão dos subsídios da administração pública não foi inscrita no Orçamento como medida "one-off".
"Se é uma medida temporária, devia ser contabilizada como medida 'one-off' [temporária] no relatório do Orçamento do Estado, mas a única medida 'one-off' é a integração de fundo de pensões [da banca na Segurança Social]", afirmou hoje o antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de António Guterres.(…)
http://economico.sapo.pt/noticias/corte-de-subsidios-nao-foi-inscrito-como-medida-temporaria_130024.html

Governo admite despedir 15 mil funcionários públicos até 2014

Secretário de Estado da Administração Pública admite que a redução de pessoal é um imperativo e que os cortes podem ir ainda mais longe.
Em entrevista à edição online do jornal Expresso, Hélder Rosalino admite a possibilidade do Estado poder despedir 15 mil trabalhadores até 2014: "Não poderão à partida ser excluídas quaisquer possibilidades ou medidas que possam vir a concretizar um ajustamento", sublinha.
(…)
http://economico.sapo.pt/noticias/governo-admite-despedir-15-mil-funcionarios-publicos-ate-2014_130116.html

Jorge Palma - Encosta-te a Mim

28 outubro 2011

O colapso social

Tenho à minha frente os gráficos que o leitor pode ver em baixo. À esquerda, a variação do PIB: em dois anos, a queda deverá exceder os 5%, a maior recessão de que há memória no Portugal democrático. À direita, a evolução do desemprego: em dois anos, vamos perder mais 124 mil postos de trabalho, elevando aquele número para 727 mil, 13,4% da população activa: é uma situação arrepiante. O Governo pensou nisso quando propôs este orçamento?
(…)
Daniel Amaral
Economista

http://ooraculo.economico.sapo.pt/22483.html


A Espanha teria ficado melhor com Portugal do que com a Catalunha (vídeo)

Gregorio Peces-Barba, ex-presidente do Congresso dos Deputados espanhóis e um dos “pais” da Constituição espanhola, afirmou ontem que talvez Espanha tivesse ficado melhor se tivesse optado por ficar com Portugal em vez da Catalunha.
(…)
E não podemos regressar a 1640 e reverter a situação?
http://www.publico.pt/Mundo/um-dos-pais-da-constituicao-espanhola-abre-polemica-com-a-catalunha-1518637

27 outubro 2011

Dirigível português para ajuda humanitária levanta voo

O protótipo de um novo dirigível de fabrico português, concebido para missões de socorro em cenários de catástrofes naturais e ajuda humanitária, voou ontem em público pela primeira vez no Edifício da Alfândega do Porto.
Com a capacidade de descolar e aterrar verticalmente, o Gaya, como foi batizado pela empresa Nortávia, é particularmente adequado para missões em locais remotos e países em vias de desenvolvimento.
(...)
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=2085396&seccao=Tecnologia





Berlusconi incorrigível...

26 outubro 2011

Staind Tangled Up In You

Estudo denuncia açúcar no tabaco para atrair menores

As indústrias tabagistas estão a utilizar açúcar e aromas para suavizar o gosto dos seus produtos e atrair o público mais jovem e mulheres, denuncia um estudo do Comité Nacional contra o Tabagismo francês (CNTC) divulgado esta quarta-feira (26) pela imprensa francesa.
A análise feita em parceira com a revista «60 million consumers» detalha que para captar novos clientes e fidelizá-los foram desenvolvidos produtos específicos com aromas de baunilha, morango e chocolate, que disfarçam o sabor amargo do tabaco e de maneira paralela reforçam a dependência à nicotina.
«O que está proibido num cigarro pode estar autorizado em outro», lamentam as organizações, que encontraram uma quantidade de açúcar próxima de 10% no tabaco de enrolar e adoçantes no papel de fumar.
O número é mais alarmante. Cerca de 7% dos estudantes enrolam os seus cigarros e o consumo do tabaco de enrolar passou de 5 mil para 7 mil toneladas nos últimos 20 anos.

Diário Digital, quarta-feira, 26 de Outubro de 2011


Andar para trás…

Hora: Relógios atrasam 60 minutos no domingo.
A hora vai mudar em Portugal no domingo devendo os relógios ser atrasados 60 minutos para que seja adoptado o horário de inverno.
Em Portugal continental e na Madeira a passagem para a hora de inverno acontece quando forem 02:00, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.
Nos Açores, a hora será alterada quando for 01:00.


Banco de Portugal penaliza super depósitos

Banco de Portugal passa a penalizar super depósitos. Valor reflectido nos capitais próprios dos bancos.
O Banco de Portugal (BdP) começou por apelar aos bancos para que não oferecessem taxas de juro elevadas nas contas de depósito, mas não foi ouvido. Agora, o regulador decidiu avançar com um mecanismo que penaliza os capitais próprios dos bancos sempre que estes ofereçam os chamados super depósitos.
A nova disposição abrange as instituições de crédito sediadas em Portugal autorizadas a captar depósitos, bem como as sucursais em Portugal de instituições de crédito com sede em países fora da União Europeia, incidindo sobre operações de depósito realizadas ou renovadas a partir de 1 de Novembro de 2011.
Deitam-se as regras da concorrência às urtigas, regulando administrativamente o preço do dinheiro. Isto é uma medida para promover e incentivar a poupança e reforçar a confiança nos bancos?


Mantiveram a acumulação proibida...

Ainda há quatro políticos no activo que alegadamente acumulam pensões de reforma com o vencimento dos cargos que ocupam, e todos na Madeira: os presidentes do Governo e da Assembleia Regionais, Alberto João Jardim e Miguel Mendonça, e os secretários regionais Brasão de Castro e Santos Costa.
A Assembleia da Madeira afectou este ano 1,6 milhões de euros, um décimo do seu orçamento, para o pagamento de subvenções vitalícias a 52 ex-deputados, um "privilégio" que os políticos do continente e Açores perderam em 2005, na sequência da alteração do regime relativo a pensões e subvenções dos titulares de cargos políticos.


Gala de vermelho...

Estava a pensar que este lindo friso de mulheres se tinha vestido de vermelho para apoiar o S. L. Benfica em dia de jogo na Catedral?
Sim? Não! Tratou-se da Gala das Mulheres de Vermelho, numa noite de alerta para os problemas cardiovasculares, mas também para apoiar a candidatura da dieta mediterrânica ao título de património imaterial da UNESCO.
A festa fez-se no feminino e de vermelho, com várias famosas a doarem vestidos daquela cor para o desfile que fez parte do evento.

25 outubro 2011

Isto vai dar m@@@@!

Cimeira sem decisões definitivas na quarta-feira
A União Social-Cristã da Baviera (CSU), que integra o governo de Angela Merkel, advertiu hoje que na cimeira de quarta-feira, em Bruxelas, não serão decididas ainda as directivas finais do Fundo de Resgate Europeu (FEEF).
Fracasso de Conselho Europeu pode levar Europa para "territórios desconhecidos"
O primeiro-ministro francês, François Fillon, considerou hoje que um fracasso da cimeira da zona euro na quarta-feira "poderá fazer baloiçar o continente europeu para territórios desconhecidos", noticiou a agência francesa AFP. 
"Sem reforma radical zona euro pode entrar em colapso"
O economista norte-americano Nouriel Roubini estimou hoje em mais de 50 por cento o risco de haver uma nova recessão nas economias desenvolvidas em 2012, tendo por base a crise da dívida soberana na zona euro.
Governo alemão classifica situação na zona euro de "séria" e nega desentendimentos com França
O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schauble, classificou hoje a situação na zona euro de "séria" e negou quaisquer problemas entre a Alemanha e a França sobre o reforço do FEEF.
Juncker: "Zona Euro está a dar uma imagem desastrosa"
"O impacto no exterior é desastroso porque não estamos a dar um bom exemplo de liderança", assinalou Juncker em Bruxelas, à entrada para a reunião do Euro grupo, que reúne os ministros das finanças da Zona Euro


 

8º aniversário da nova Catedral


Basquetebol: Planeta Basket – Minibasquete

Os Boletins do Carlos Bio

http://www.planetabasket.pt/dev/index.php?option=com_content&view=article&id=13270&Itemid=298


24 outubro 2011

Basquetebol: Minibasket

Juegos y ejercicios para los peques….y mucho mas
http://www.mini-basket.com/

“Alerta de que as coisas estão a ir longe demais” e "Os cágados que falam"

“Alerta de que as coisas estão a ir longe demais”
Pereira Cracel, Presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas, fala sobre declarações de Vasco Lourenço.
Correio da Manhã – Revê-se nas declarações do coronel Vasco Lourenço ao dizer que "há um PREC [Processo Revolucionário em Curso] da direita"?
Pereira Cracel – Vamos ter um novo paradigma. O que as pessoas estão a sentir, os militares em particular, é uma situação de revolução relativamente a uma série de questões que põem em causa muito do que foi assumido como definitivo na Revolução do 25 de Abril.
– Mas revê-se nas palavras do presidente da associação 25 de Abril a manifestar o desejo de que os militares tenham a força para dizer não à repressão?
– Sim, sim, sim.
– Além da concentração de 12 de Novembro, é expectável que existam mais protestos no mês de Novembro?
– Para já, temos previsto a iniciativa de 12 de Novembro. Agora, nós, militares, já não olhamos apenas a questões que nos afligem directamente. O que nos começa a preocupar, num contexto mais geral de desmantelamento do Estado, tal como o entendemos, é que fiquem embrulhadas também as Forças Armadas, e se pretenda desarticulá-las.
– Na reacção na rua os militares estarão ao lado da população?
– Nessa reacção, os militares poderiam, à partida, estar ao lado da população.
– Não poderia configurar uma espécie de golpe de Estado, uma nova revolução?
– Estamos a falar de meras conjecturas. Não assuma isto como qualquer apelo nesse sentido. É apenas um alerta de que as coisas estão a ir longe demais.
– Não interpretou as palavras de Vasco Lourenço como um qualquer apelo à revolução?
– Um alerta. O coronel Vasco Lourenço não é uma pessoa irresponsável. É uma pessoa que é, de algum modo, impulsiva e ao fazer essas declarações estaria a fazê-lo como um alerta.
Por: Cristina Rita, CM – 24/10/2011

Os cágados que falam
Mete dó ouvir tanta gente com carreira, poder e fortuna – boa parte também à custa da generosidade do Estado que agora tanto desprezam – aplaudir com entusiasmo o pesado fardo da austeridade.
Não se imaginam nas urgências de um hospital público: têm seguro e dinheiro para o conforto da assistência privada. Muito menos se vêem num autocarro ou comboio: têm carro e motorista.
Não lhes importa, enfim, que a administração pública deixe de pagar os subsídios de férias e de Natal – medida que muito gostariam que se estendesse às empresas. Reconheço um pozinho de demagogia nesta crónica. Mas esta gente chateia--me. Muitos deles são como o cágado alcandorado na árvore: não treparam, alguém os pôs lá.
Por: Manuel Catarino, Subdirector CM – 24/10/2011

23 outubro 2011

Râguebi: Nova Zelândia pôde respirar de alívio e festejar o segundo título



França – Nova Zelândia (7-8)
Jogador com mais placagens: Thierry Dusautoir (França) com 22 concretizadas
Homem do jogo: Thierry Dusautoir (França)
Parabéns aos All Blacks! São justos vencedores. Muitos parabéns à Franca pela forma como decidiu aparecer neste jogo.

Gato Fedorento- Gatunos, Ladrões , Chupistas

Homens da Luta - "Olhó Buraco!"

Dinheiro: nova nota para Portugal a partir de 2012

Reformas após 8 longos e penosos anos de trabalho ... político!

Bancos portugueses vão ter que decidir restruturação crédito

A banca portuguesa vai ter em breve que decidir se quer tirar o «máximo partido da substituição de crédito menos bem pago por crédito melhor pago», afirmou hoje Carlos Costa, governador do banco de Portugal. Há um grande desafio estratégico que se vai colocar à banca portuguesa, que é saber se vai colocar os contadores a zero -- e aí o governador não tem que dar qualquer indicações porque é uma questão de cada um dos bancos -- e criar o 'upside' máximo, tirando partido da substituição de crédito menos bem pago por crédito melhor pago [através da conversão dos créditos em obrigações colaterizadas], ou se, pelo contrário, vai arrastar um peso que corresponde a uma massa de crédito que tem taxas de juro, spreads, determinados por um tempo que não voltará», afirmou Carlos Costa numa apresentação na sessão de encerramento do 4º Congresso dos Economistas Portugueses.
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=21&id_news=168699

Nuclear: Almaraz parou produção

A central nuclear de Almaraz II, que fica a 100 quilómetros de Portugal, em Cáceres, comunicou ao conselho de segurança nuclear espanhol que parou a produção de um reator devido à presença de «altas temperaturas» numa das bombas de refrigeração.
Segundo a agência espanhola EFE, esta decisão surge como medida preventiva, «e antes que se alcance um valor que pare automaticamente o reator», os responsáveis da central decidiram parar programadamente a produção de eletricidade.
Segundo um comunicado da central nuclear de Almaraz, «os sistemas de segurança atuaram corretamente e a central encontra-se parada».

http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?id_news=168742

Râguebi: os All Blacks voltaram a ser campeões

A Nova Zelândia derrotou na manhã deste domingo a França por 8-7 e conquistou pela segunda vez na sua história o Campeonato do Mundo de râguebi.


http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1517811

22 outubro 2011

Involução - Pedro Passos Coelho 2010-2011

De trambolhão em trambolhão até …

Primeiro, foi o congelamento da progressão. E tu acreditaste que bastaria.
Mais tarde, foi o congelamento do salário. Tu pensaste que era o fim do sacrifício.
Depois, obrigaram-te a DAR mais horas à escola. E tu julgaste que era o limite.
De seguida, descongelaram a progressão, mas atiraram-te para baixo. Tu voltaste a acreditar que te tinham tirado tudo.
O recongelamento não tardou. Aceitaste com patriotismo. Já estavas à espera.
Depois, cortaram-te o salário. E tu achaste que tinhas batido no fundo.
Como és uma presa dócil, cortaram-te metade do 13.º mês. Tu resignaste-te, porque pensaste que, afinal, ainda não tinhas batido bem no fundo.
Agora querem tirar-te o Natal e as férias. E o que pensas tu? Que agora é que é mesmo o fundo dos fundos? Que é o limite? Que é o fim da linha do teu suplício? Que é o limite da tua exploração? Que é inevitável? Que é o único caminho? Que não adianta resistir? Acreditas mesmo nisso, ou já instalaste no teu cérebro a ditadura da resignação? Ainda estás vivo, ou já és um cadáver ambulante?


O Goldman Sachs manda no mundo?

http://economico.sapo.pt/noticias/afinal-o-goldman-sachs-manda-no-mundo_129681.html

Jazz em Santo André

21 outubro 2011

Os subsídios de Natal e de férias são inalienáveis e impenhoráveis

Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças e do Plano
Decreto-Lei n.º 496/80
de 20 de Outubro

O presente diploma vem regular de forma sistemática a atribuição dos subsídios de férias e de Natal ao funcionalismo público, satisfazendo uma necessidade que já se fazia sentir (…)

CAPÍTULO IV
Disposições finais

Art. 17.º Os subsídios de Natal e de férias são inalienáveis e impenhoráveis.


(…)

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 30 de Julho de 1980. - Francisco Sá Carneiro.
Promulgado em 10 de Outubro de 1980.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

http://www.igf.min-financas.pt/inflegal/bd_igf/bd_legis_geral/Leg_geral_docs/DL_496_80.htm

• Quem era o Ministro das Finanças e Plano dessa altura – VI Governo Constitucional?
 Aníbal Cavaco Silva


Uma perseguição aos funcionários públicos! [II]

Resumo de um estudo de Eugénio Rosa: A MENTIRA COMO INSTRUMENTO DE MANIPULAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA: - é falso que o salário mensal na Administração Pública seja superior ao do sector privado como divulgaram os media.
Na semana de 13/17 de Julho de 2009, a Agência Lusa, e depois a maioria dos órgãos de comunicação, incluindo a TV, acabaram por colaborar numa gigantesca operação de manipulação da opinião pública.
Portanto, os salários destes trabalhadores da Administração Pública são, em média, inferiores em -25,9% do sector privado segundo o próprio estudo do Banco de Portugal. E no período 2005/2008, a desigualdade salarial agravou-se ainda mais, pois os salários na Função Pública aumentaram apenas 7,5%, enquanto os do sector privado subiram 13,5%. A questão que se coloca agora é esta: Terão os órgãos de comunicação que divulgaram aquela notícia falsa, manipulando assim a opinião pública, a honestidade de a corrigir informando com objectividade os seus leitores? (Junho de 2009).

Este estudo pode ser lido na íntegra em: http://www.eugeniorosa.com/Sites/eugeniorosa.com/Documentos/2009/34-2009-Media-manipulam-dados-para-atacar-Funcao-Publica.pdf

Dæmon Moriae @ 15:48


20 outubro 2011

Despedimento de professores do quadro é inevitável, diz Fenprof

http://economico.sapo.pt/noticias/despedimento-de-professores-do-quadro-e-inevitavel-diz-fenprof_129565.html

Falhou acordo franco-alemão: Crise em Portugal pode acentuar-se

Falhou acordo franco-alemão para estabilizar a zona euro, quanto à crise das dívidas soberanas.
A cimeira informal de líderes europeus que decorreu ontem em Frankfurt (Alemanha) não conseguiu que a Alemanha e a França chegassem a um acordo sobre a forma de aumentar o poder de resposta do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF).
Não foi alcançado o tão pretendido acordo franco-alemão sobre a forma de aumentar a capacidade financeira do FEEF, que tem como missão resgatar países da zona euro em dificuldades para se financiarem nos mercados.
O entendimento entre Berlim e Paris é considerado essencial para o êxito das cimeiras europeias marcadas para domingo, em Bruxelas.
Por seu turno, antes de partir para Frankfurt, Durão Barroso exigiu que a reunião dos líderes do próximo fim-de-semana seja “um forte sinal de que todos os países da zona euro com problemas financeiros” receberão ajuda do FEEF.
É que o resultado do entendimento do eixo Berlim – Paris tem reflexo imediato nas contas portuguesas. Tem consequências sobretudo ao nível das taxas de juro, que sobem nos mercados secundários, fazendo com que subam também quando os estados pretendem financiar-se nos mercados, levando no limite a que deixem de ter condições para o fazer.

O HOMEM QUE DISSE TODA A VERDADE NA TELEVISÃO

19 outubro 2011

SALÁRIOS MÍNIMOS NA EUROPA

SALÁRIOS MÍNIMOS NA EUROPA:


Suíça – 2.916,00
Luxemburgo – 1.757,56
Irlanda – 1.653,00
Bélgica – 1.415,24
Holanda – 1.400,00
França – 1.377,70
Reino Unido – 1.035,00
Espanha – 748,30
Portugal – 485,00
(...)"

Think different

Cavaco critica cortes nos funcionários públicos

Repsol assina contrato de exploração de petróleo no Algarve

Repsol assina contrato de exploração de petróleo e gás no Algarve, na sexta-feira dia 21. Concessão ganha em 2002.
O contrato entre o Governo e a petrolífera espanhola vai ser assinado em Lisboa, já esta sexta-feira, confirmou o secretário de Estado da Energia, Henrique Gomes.
A Repsol e a RWE tinham ganho os contratos para pesquisa e exploração de petróleo e gás natural em águas ultra profundas, ao largo da costa do Algarve, em Julho de 2002. No entanto, a adjudicação final foi sendo travada durante os anos seguintes.

Subsídio de Natal - 13º mês

O 13º mês é uma falácia do sistema e é justamente aquela em que os trabalhadores mais acreditam.
Como ponto prévio é bom saber que na Inglaterra, bem como noutros países, o salário é pago à semana, tal como em tempos idos, na maioria dos países, inclusive o nosso. Dito isto, vamos à demonstração aritmética e modesta, que desmonta o equívoco em que caíram os assalariados:
1 – Suponhamos que ganha € 700,00 por mês. Multiplicando esse salário por 12 meses, teremos como resultado: € 700,00 x 12 = € 8.400,00. Em Dezembro, o patrão manda então pagar-lhe o 13º mês, mais conhecido como Subsídio de Natal;
2 – Contas feitas, você recebe anualmente € 9.100 = € 8.400,00 (salário anual) + € 700,00 (13º mês).
O assalariado vai para casa feliz e agradecido.Agora veja o que acontece quando nos predispomos a fazer umas simples contas do 1º Ciclo:
3 – Se o trabalhador recebe € 700,00/mês e o mês tem 4 semanas, fazendo uma conta de dividir, chegamos ao seguinte resultado: € 700,00 (salário mensal) : 4 (semanas do mês) = € 175,00 (salário semanal)
4 – Se o ano tem 52 semanas e usarmos a operação de multiplicação: € 700,00 (salário semanal) x 52 (número de semanas anuais) = € 9.100.00.
O resultado acima (Salário anual pago semanalmente) é igual ao valor do Salário anual + o 13º mês.
Então, de onde vem o 13º Mês? A explicação é simples:
A resposta é que o patrão lhe retém uma parte do salário durante todo o ano, pela simples razão de que há meses com 30 dias, outros com 31 e também meses com 4 ou 5 semanas (ainda assim, nos meses de 5 semanas o patrão só paga 4 semanas) o salário é o mesmo, tenha o mês 30 ou 31 dias, 4 ou 5 semanas. No fim do ano o patrão “presenteia” o assalariado com um “13º mês” (Subsídio de Natal), correspondente ao dinheiro que não entrou no tempo certo no bolso do trabalhador.
5 – Se algum governo retirar o 13º mês (Subsídio de Natal) aos Funcionários Públicos, ou permitir que as entidades patronais façam o mesmo no sector Privado, é usurpação duplicada.
Conclusão: O Subsídio de Natal, não é um subsídio, mas sim o retorno do salário referente ao trabalho realizado e retido durante o ano.



Igualdade precisa-se!

Mais de 50% da população portuguesa tem “saudades” do ditador António de Oliveira Salazar. Porquê? Dir-se-ia que a população tinha ensandecido! Nada disso, o que o povo quer, e por isso tem a tão inusitada saudade, é espinha vertical, uma só palavra, honradez, honestidade. È por isto que o Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa, é admirado, escutado, seguido. Tem as qualidades do outro, de má memória no campo dos direitos cívicos e humanos, e que hoje proferiu declarações avisadas: Cavaco Silva considerou hoje que a suspensão dos subsídios de férias e de Natal da administração pública e dos pensionistas é "a violação de um princípio básico de equidade fiscal".
"É sabido por todos que a redução dos salários ou pensões a grupos específicos é um imposto. Mudou o Governo, mas eu não mudei de opinião. Já o disse anteriormente e posso dizê-lo outra vez: é a violação de um princípio básico de equidade fiscal"

Quer tentar?

Um empresário britânico que se opôs à adesão do Reino Unido à moeda única europeia está disposto a pagar 286 mil euros a quem descobrir a melhor solução para a "saída ordeira" de um ou mais países da zona euro.
Lorde Simon Wolfson entende que o prémio, criado apenas para este efeito e cuja atribuição será feita apenas uma vez, pode ajudar a evitar uma crise criada pelo colapso do euro.
O valor de 250 mil libras (286 mil euros) é considerado o maior prémio da área da economia a seguir ao Nobel e será atribuído pela Charles Wolfson Charitable Trust, fundação criada pela família há meio século.

18 outubro 2011

"Há a possibilidade de ser tudo ao contrário do que pensamos"

Na Grécia já não há salários no funcionalismo público acima dos 2700€. No caso das reformas ainda deve ser um valor menor. Mais tarde ou mais cedo a troika também vai impor a sua vontade nestes aspectos.
A principal causa da situação em que nos encontramos se deve à gestão irresponsável dos nossos governantes, à desenfreada (e despudorada) corrupção que graça no país e à crescente (e conscientemente promovida) desigualdade social.
É verdade que o regabofe vem de longe. Mas é inequívoco que a explosão de regabofe se deu nos últimos 10-15.
Não foi o Estado Social que deitou o país a perder: foi uma classe política corrupta que andou a gastar em benefício próprio o dinheiro que todos demos para que esse Estado Social existisse, porque faz sentido que exista.
Pensava que este governo iria diminuir serviços para reestruturar verdadeiramente, mas parece que não, cortar-se-ão salários até o Estado e o país ficarem numa anarquia. O país é demasiado pequeno, a promiscuidade entre privados, públicos e políticos em geral, não permite qualquer reestruturação, o Estado Social cairá de PEC em PEC até não restar nada – A corrupção legalizada das PPP, os contratos leoninos com os concessionários das SCUT, a nacionalização dos prejuízos do BPN, o desvario da Madeira (defendo que as regiões autónomas sejam extintas. Face ao desenvolvimento das telecomunicações e dos transportes já não se justifica tal coisa), a venda ao desbarato das empresas públicas, etc.
Com um povo desinformado, intoxicado por uma comunicação social que serve para propagar o pensamento único da troika, já preexistente e agora transformado em religião, a tarefa da comissão liquidatária está facilitada. Basta ver como, nas entrevistas de rua e nos inúmeros programas que permitem a todos dar opiniões, todos reproduzem, sem pensar, frases como “gastámos acima das nossas possibilidades” e “a austeridade é necessária”, como se a austeridade alguma vez tivesse sido desnecessária.
Diante de tudo isto, desta comissão liquidatária que faz de conta que acredita na livre iniciativa e na auto-regulação dos mercados, seria importante que, no mínimo, os cidadãos se inspirassem na frase de João Magueijo: “Há a possibilidade de ser tudo ao contrário do que pensamos.”

Breves

1-Pensões vitalícias de ex-políticos poupadas a cortes
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2064326


2-Banco de Portugal pode escapar a cortes da Função Pública
http://economico.sapo.pt/noticias/banco-de-portugal-pode-escapar-a-cortes-da-funcao-publica_129310.html

3-Subvenções dos antigos políticos não ficarão de fora dos cortes http://economico.sapo.pt/noticias/subvencoes-dos-antigos-politicos-nao-ficarao-de-fora-dos-cortes_129312.html

4-Hecatombe também na Educação
http://japm-pe-ante-pe.blogspot.com/2011/10/hecatombe-tambem-na-educacao.html

5-Na Assembleia Da República Não Há Cortes Nos Subsídios?(OE2012AR)
http://educar.wordpress.com/2011/10/18/na-assembleia-da-republica-nao-ha-cortes-nos-subsidios/

6-Bagão Félix, Belmiro de Azevedo e Freitas do Amaral criticam OE http://economia.publico.pt/Noticia/bagao-felix-belmiro-de-azevedo-e-freitas-do-amaral-criticam-oe-1517166

7- Destino da Europa decide-se nos próximos dias, diz Sarkozy
 http://economia.publico.pt/Noticia/destino-da-europa-decidese-nos-proximos-dias-diz-sarkozy—1517124

8- Freitas do Amaral tece duras críticas à posição da Alemanha
 http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=537226

9- Van Zeller admite suspensão dos subsídios no privado
http://economico.sapo.pt/noticias/van-zeller-admite-suspensao-dos-subsidios-no-privado_129316.html

10- Estado está "viciado" em impostos, diz Bagão Félix
http://economico.sapo.pt/noticias/estado-esta-viciado-em-impostos-diz-bagao-felix_129341.html

Medina Carreira - comenta OE 2012

17 outubro 2011

Petição Publica

A Petição "Por uma formação autónoma dos professores de Geografia e História. Por uma formação inicial de qualidade.", pode ser subscrita por Professores no activo e aposentados das disciplinas de História ou de Geografia que ainda não assinaram a petição em papel foi criada e escrita pela comunidade Assoc. de Professores de História, Assoc. de Professores de Geografia, Assoc. Portuguesa de Geógrafos e grupo de professores.
Esta petição encontra-se alojada na internet no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para petições online.

http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N14927


Temo que o corte dos subsídios seja definitivo

http://economico.sapo.pt/noticias/temo-que-o-corte-dos-subsidios-seja-definitivo_129151.html

Pontapé na nuca para a função pública

Marcelo Rebelo de Sousa esteve este domingo à noite no seu espaço habitual de comentário no «Jornal das Oito» da TVI e criticou as medidas apresentadas pelo Governo liderado por Pedro Passos Coelho.
Perante as medidas que descreve como «brutais», Marcelo acredita que ouvir as palavras do primeiro-ministro ao país, na passada quinta-feira, foi um «pontapé na nuca» para a função pública e um «fogo na casa ao lado» para os trabalhadores do privado.
O professor considera que foi esquecida «a justiça social» quando se penalizaram sobretudo os funcionários públicos. Principalmente, ao penalizar os pensionistas que recebem entre mil e quinhentos euros, sem tocar no sector privado que ganha acima dos mil euros.

16 outubro 2011

Michael Jordan's Legacy - O Sr. Basquetebol

Râguebi: All Blacks

A Nova Zelândia vai defrontar a França na final do Campeonato do Mundo de râguebi após derrotar a Austrália por 20-6.
A história repete-se 24 anos depois: reeditando o jogo decisivo do primeiro Campeonato do Mundo, disputado em 1987, as mesmas selecções (Nova Zelândia e França) vão lutar no mesmo palco (Eden Park, em Auckland) pela vitória do Mundial 2011.
Para o conseguir, os All Blacks – a única equipa invencível ainda em prova - precisaram de defrontar primeiro o principal rival (Austrália), e a selecção neozelandesa não deixou qualquer dúvida sobre a sua qualidade e superioridade. Confirmando o excelente percurso feito até à meia-final, a Nova Zelândia foi dominadora e mereceu derrotar uma equipa australiana que ofereceu uma boa réplica.

Boletim de voto...

Eu sou culpado?

Deolinda - Movimento Perpétuo Associativo

Militares... ó pra eles!

Militares admitem endurecer as manifestações de descontentamento e já marcaram um encontro nacional para 22 de Outubro.
António Lima Coelho, presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), lembra que "há meses atrás, na oposição, Passos Coelho disse a Sócrates, na altura primeiro-ministro, que cortar nos subsídios era um disparate" e acrescenta: "Nós temos de ter memória, não podemos continuar a ser adormecidos com conversas bem ditas".
Os militares garantem assim que "estão ao serviço do povo português e não de instituições particulares", e avisam: "Que ninguém ouse pensar que as Forças Armadas poderão ser usadas na repressão à convulsão social que estas medidas poderão provocar".
http://economico.sapo.pt/noticias/militares-avisam-governo-que-estao-com-a-populacao-contra-a-austeridade_129069.html


Equidade: sobrecarregar a Função Pública… Martelada de 30%

O Primeiro-Ministro explicou este sábado porque é que o Governo optou por cortar os subsídios de Férias e Natal da Função Pública, em vez de faze-lo a todos os portugueses: é que os funcionários públicos ganham em média 10 a 15% mais que os trabalhadores privados, diz Passos Coelho.
Passos Coelho parece estar a utilizar um estudo do Banco de Portugal para proferir estas declarações (WAGES AND INCENTIVES IN THE PORTUGUESE PUBLIC SECTOR, 2009). A verdade, porém, é que os dados mais recentes desse estudo diz respeito a 2005, logo antes dos congelamentos salariais verificados após 2005 e do corte médio nos salários do sector público de 5% ocorrido desde Janeiro de 2011, e que se traduziu no meu caso em 8% de retrocesso salarial. Como a supressão dos subsídios de Natal e de Férias significam cerca de 15%, temos a acrescentar os tais 8% anteriormente referidos, o que dá a infeliz percentagem de 23% a menos em relação a 2010. A inflação oficial até ao final do 3º trimestre de 2011 já vai em 3,6%. Mais a abolição de um sem número de itens em sede de IRS, facilmente concluiremos que a martelada, digo equidade é de pelo menos 30%. Ah! Tenho o salário e a progressão na carreira congelados desde 2004.

14 outubro 2011

Bagão Félix – Medidas deviam abranger todos os trabalhadores e todos os tipos de rendimento

“Lisboa, 14 Out. (Lusa) – As medidas de austeridade anunciadas na quinta-feira pelo primeiro-ministro são inevitáveis mas defendeu que os cortes deviam abranger todos os trabalhadores e todos os tipos de rendimento, disse à Lusa o economista Bagão Félix.
"Estamos perante uma inevitabilidade dura, dramática, severa. O que nós podemos analisar e discutir é se poderia haver melhores alternativas ou piores", afirmou, salientando que a "maior parte das medidas estavam pré-formatadas pelo acordo com as instâncias internacionais".
O antigo ministro das Finanças e da Administração Pública considera que a medida mais dramática e severa para as famílias é, sem dúvida, o corte do subsídio de natal e do subsídio de férias e defende que os cortes deviam ser alargados a todos os tipos de rendimento.
"Não só a rendimentos de trabalho, como a rendimentos de capitais. Devia ser alargado aos trabalhadores por conta própria, aos liberais e aos por conta de outrem. Evidentemente aí estou consciente de que o estado não pode determinar a supressão do subsídio de natal e de férias, só por acordo entre as partes, ou através de uma imposição fiscal", sublinhou.
Apesar de concordar com a supressão dos subsídios, Bagão Félix defendeu que o processo poderia ser feito de outra maneira, abordando toda a sociedade.
"A austeridade tem que ser exemplar, tem que dar alguma percepção da esperança para o futuro e sobretudo tem que resultar numa partilha solidária dos sacrifícios", referiu.
Por isso, o economista considera que aplicação dos cortes de subsídios dos pensionistas "é um sinal muito preocupante da relação entre o estado e a sociedade".
"Os pensionistas já acabaram a sua vida de trabalho, já não têm maneira de recuperar rendimentos perdidos e a pensão que recebem resulta de um contrato ético e legal com o estado. É difícil de perceber um corte de um direito desse tipo", explicou.
Em relação às medidas fiscais, Bagão Félix acredita que foram salvaguardadas questões importantes "como os produtos básicos manterem-se na taxa mínima", mas lembrou que "há 16 mil milhões de euros de impostos por pagar, dos quais nos últimos quatro anos prescreveram cinco mil milhões de euros".
"Esta questão da evasão fiscal, que atinge estes números brutais, e a preocupação de não deixar prescrever essas responsabilidades fiscais, é uma batalha que me parece ser absolutamente decisiva sob pena de serem sempre os mesmos, cada vez menos, a pagar cada vez mais", disse.
O antigo governante qualificou como correcta a decisão de não reduzir a Taxa Social Única (TSU), considerando ser preferível o aumento do horário de trabalho em meia hora, apesar de reconhecer que a decisão aumentará o desemprego.
"É uma medida preferível à TSU. Evidentemente que é uma possibilidade não é uma obrigatoriedade. Mas esta meia hora de trabalho vai tornar mais rígido o desemprego porque as pessoas que estão empregadas podem trabalhar mais tempo e isso significa que as que estão desempregadas não reingressam no mercado de trabalho", indicou.
Embora admita que a situação em Portugal é dramática, Bagão Félix acredita que é diferente da que se vive na Grécia.


LMP/PMC


Lusa/fim”

Gabriel o pensador - Até quando?

Opções de Jerónimo de Sousa, hoje na A.R.

Os Portugueses pagam hoje três vezes e meia mais impostos do que há 30 anos

15.09.2011 - João Vieira Pereira e José Gomes Ferreira comentam cortes n...

Pedro Santos Guerreiro às novas medidas de austeridade ...

José Gomes Ferreira: "(...)Não nos enganem mais..."

Comunicação de Passos Coelho ao país

O Governo actual, tal como o anterior, vem também discriminar os funcionários públicos, pondo-os a pagar uma dívida que é de todos os portugueses.
Chega-se ao poder e... nada, sacrifica-se sempre os mesmos.
“Quinta-feira, 13 de Outubro de 2011.
Comunicação de Passos Coelho ao país
Não me apraz, por agora, dizer mais nada que não seja:
- constatar a aldrabice e a mistificação em que se tornou a política portuguesa e os seus protagonistas;
- por que razão estes políticos não têm coragem para anunciar as medidas violentas e o "furto" dos salários da classe média, em plena campanha eleitoral?
- onde está o corte radical nas empresas municipais, institutos e fundações que empregam a rapaziada partidária?
- o que acontece, criminalmente, aos irresponsáveis que cavaram os buracos, como Sócrates, Alberto João Jardim e outros, para além de gozarem as suas chorudas reformas políticas?
- o que pensa Cavaco Silva dos limites dos sacrifícios impostos aos portugueses?
® Octávio V. Gonçalves 3 comentários
Etiquetas Política à portuguesa “

08 outubro 2011

Basquetebol: por Jota Cuspinera para JGBasket

Basquetebol: "Pistol" Pete Maravich

Reforma curricular do Ensino

Ficamos pois com:
1ª língua estrangeira: Português e local para alguns.
2ª língua estrangeira: Tradutor Google.
Ciências1: Contar o número de teclas da calculadora – antes apelidada de Matemática.
Ciências2: Visita ao fim de semana ao jardim do bairro e um dia por semana ao talho do Pingo Doce, antes chamada de Ciências Naturais.
Ciências3: Físico – Químicas – estudar as relações entre concorrentes da Casa dos Segredo e do Peso Pesado.
História: Obrigatoriedade de uma avó com vontade para contar histórias.
Geografia: Conseguir efectuar o trajecto casa-centro comercial.
Artes Visuais e Técnicas: Criação de grafittis nas paredes de todas as cidades e monumentos nacionais.
Música: haa… desculpe não ouvi, importa-se de repetir…
Ed Fisica: Treino para apanha bolas em todos os jogos da 1ª divisão à distrital.
EMR: Idas a pé a Fátima em anos bissextos.

Necessidade apenas de 1 professor generalista, com acesso à Internet de alta velocidade e licença vitalícia do PowerPoint.
Assim podemos poupar 5 000 000 000 de euros (cinco mil milhões para os mais aflitos em contar)

http://educar.wordpress.com/2011/10/06/assunto-a-nao-esquecer/#comments

Campanha política polaca: Streptease...

Campanha política polaca: Metal pesado...

06 outubro 2011

Steven Paul Jobs

«Equipa, tenho notícias muito tristes para partilhar com todos vocês. Steve faleceu hoje. A Apple perdeu um visionário e um génio criativo, e o mundo perdeu um ser humano incrível», foi assim que Tim Cook, o homem que substituiu Jobs como CEO da empresa, anunciou aos trabalhadores a morte do fundador da empresa.
Steven Paul Jobs, 56 anos, fundou a Apple em 1976.
“A morte é muito provavelmente a melhor invenção da vida”, afirmou Steve Jobs, em 2005, frente a uma plateia de estudantes da Universidade de Stanford, nos EUA. O génio visionário da Apple gostava de se lembrar da morte para fazer "grandes escolhas na vida”. O icónico co-fundador da Apple morreu no dia 5 de Outubro, com 56 anos, depois de anos com vários problemas de saúde, entre os quais um tipo raro de cancro do pâncreas.
O Presidente da República, Cavaco Silva, lamentou hoje a "perda" do fundador da Apple, destacando que o seu "talento inventivo" e a sua "criatividade ímpar" mudaram o mundo. Para o Presidente da República, «o mundo ficou diferente depois de Steve Jobs passar por ele».
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, lamentou a morte do fundador da Apple, Steve Jobs, que disse ter mudado o mundo com a sua criatividade. «Trouxe a tecnologia às pessoas comuns».
O presidente da Sony, Howard Stringer, homenageou esta quinta-feira o falecido co-fundador da Apple Steve Jobs, a quem chamou de «estrela guia» da era digital.
O presidente da finlandesa Nokia, Stephen Elop, lamentou esta quinta-feira o falecimento do co-fundador da Apple, Steven Jobs, que qualificou de «um autêntico visionário» no mundo da inovação tecnológica.
O Governo alemão elogiou esta quinta-feira o talento e a perseverança de Steve Jobs, o fundador da Apple, que «com os seus ideais e o seu sentido empresarial mudou a vida e a forma de trabalhar como poucas pessoas» no mundo.
Bill Gates e Mark Zuckerberg já homenagearam o criador da Apple.
Barack Obama, Presidente dos USA também já tinha deixado a sua mensagem: «Descansa em paz. De todos nós um obrigado pelo o que o seu trabalho nos permite fazer todos os dias». «O mundo perdeu um visionário. E não haverá tão grande tributo para Steve, como o facto de a maioria do mundo ter sabido da sua morte no aparelho que ele próprio criou.»
RIP STEVE