Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

30 setembro 2011

A cura para a Sida/ HIV?

Uma equipa de investigadores em Espanha testou uma nova vacina que conseguiu limitar a ameaça do vírus a uma infecção de gravidade «menor», comparável a herpes em 90% dos voluntários que participaram no estudo.
Desenvolvida pelo Centro Nacional de Biotecnologia de Espanha, a vacina chama-se «MVA-B» e foi testada em 30 voluntários saudáveis. Enquanto 24 receberam o tratamento com a vacina, seis receberam um placebo.
Ainda na primeira fase, os testes apontaram que além dos 90% dos voluntários terem desenvolvido uma resposta imune ao vírus, 85% deles mantiveram esta resposta pelo menos durante um ano.
Os resultados no estudo saíram nas revistas especializadas Vaccine e Journal of Virology.

Diário Digital, sexta-feira, 30 de Setembro de 2011




malandriceburacojardim@madeira.pt

Google Earth actualizou imagem da Madeira

Atendedor de chamadas de uma escola pública na Austrália

Calote do FCP?

O dirigente do Standard Liége Pierre François mostrou-se hoje «muito decepcionado» com o FC Porto, devido ao atraso no pagamento de transferências de futebolistas, sublinhando a «diferença abissal» de comportamento face ao rival Benfica.
«Estamos muito decepcionados, porque o FC Porto não respeitou o acordado e já se passaram mais de seis semanas. Muitos e-mails, chamadas e não há pagamento. Não é correcto da parte deles. A conclusão é simples, se não têm dinheiro, não têm jogadores, sobretudo quando anda toda a gente a falar de ´fair-play` financeiro», disse à Agência Lusa.
O responsável do clube belga, que «vendeu» esta época os direitos desportivos do médio Defour e do defesa Mangala aos «dragões» e os do médio Witsel aos «encarnados» - respectivamente por cerca de 13 milhões aos portistas e perto de metade dessa quantia às «águias», disse estar «aborrecido» com a situação e que «o campeão português e da Liga Europa, com grande história, não pode comportar-se assim».

Diário Digital / Lusa - quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

28 setembro 2011

Códigos secretos gravados em... bactérias E-coli

«Tinta invisível» pode ser usada para mensagens curtas e até auto-destrutivas.
É mais uma descoberta surpreendente. Investigadores da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, descobriram a forma de gravar códigos secretos em bactérias Escherichia coli.
O método passou por usar proteínas fluorescentes que brilham perante a luz de sete diferentes cores. A partir daqui, cada letra número ou símbolo pode ser codificado usando duas cores, criando 49 possíveis combinações, revelou a revista «New Scientist», que aborda o estudo divulgado na publicação especializada «Proceedings of the National Academy of Sciences».
Esta espécie de «tinta invisível» pode ser colocada nas bactérias e até existe a possibilidade de desaparecer após um determinado tempo (ao estilo das mensagens destrutivas de «Missão Impossível»).
Trata-se de mais uma evolução na criptografia biológica, depois de já ter sido desenvolvido o método de codificação de mensagens a partir do ADN. No entanto, nestas bactérias só será possível incluir mensagens curtas, com 500 a mil caracteres.
Lembram-se do que é que o surto epidémico de E-Coli fez recentemente à população europeia e à economia agrícola? Vale tudo?



25 setembro 2011

Eça de Queiroz, 1872, in As Farpas

Eça de Queiroz em 1872 - Portugal e Grécia

“…Nós estamos num estado comparável sómente à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesma trapalhada económica, mesmo abaixamento de caracteres, mesma decadência de espírito.
Nos livros estrangeiros, nas revistas quando se fala num país caótico e que pela sua decadência progressiva, poderá …vir a ser riscado do mapa da Europa, citam-se a par, a Grécia e Portugal.”
Eça de Queiroz, 1872, in As Farpas

É fantástico, não é?
Há cura possível? ... Eça de Queiroz sempre tão actual...

24 setembro 2011

Sérgio Silva sagra-se campeão do mundo de duatlo

O português Sérgio Silva sagrou-se hoje campeão do mundo de duatlo em elite.
O atleta luso suplantou a concorrência dos espanhóis Roger Roca e Victor Manuel del Corral, respectivamente segundo e terceiro classificados.
Na prova que decorreu em Gijón, na Espanha, Sérgio Silva terminou os três segmentos (10 quilómetros de corrida, 40 de bicicleta e cinco de corrida) com o tempo de 1:51.18 hora.

23 setembro 2011

Partícula mais rápida que a luz

A confirmação da existência de uma partícula mais rápida que a luz vai abrir portas à hipótese de se poder «viajar no tempo», defendeu o investigador português do Conselho da Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN).
A existência de algo mais rápido que a luz não deveria acontecer de acordo com a teoria de Einstein que tornou famosa a equação «E=mc2». No entanto, o CERN anunciou na quinta-feira uma experiência que defende que os neutrinos são 60 nanossegundos mais rápidos que a luz.
«Se esta experiência se confirmar haverá uma enorme revolução na física, que trará graves consequências, porque há uma quantidade de coisas que achávamos que estavam descobertas e afinal não estão», disse à Lusa Gaspar Barreira, o cientista português que pertence ao Conselho do CERN.
Gaspar Barreira lembra que, caso haja a confirmação da descoberta, esta vai «mexer com o princípio da causalidade» e até permitir a hipótese de se poder «andar para trás no tempo e condicionar no futuro uma acção do passado».
O físico explicou a experiência agora revelada: «Foram disparados um feixe de neutrinos do acelerador de partículas situado perto de Genebra para um laboratório subterrâneo em Itália, a 730 quilómetros de distância». Resultado: o neutrino viajou 60 nanossegundos mais rápido que a velocidade da luz.
O professor José Pedro Mimoso, do Departamento de Física da Universidade de Lisboa, explicou o «pedido» dos investigadores: um nanossegundo é mil milhões de vezes mais pequeno que um segundo e por isso tem de se colocar a hipótese de haver um «erro sistémico» e, para isso, «basta que haja um detector que não está bem calibrado».
Os dois portugueses sublinham que estas descobertas não põem em causa nem destroem a teoria de Einsten. Caso se confirme, será uma informação adicional à teoria. «Em ciência não se deita por terra descobertas anteriores», lembrou Gaspar Barreiros.
Por enquanto, a velocidade da luz - 299.792 quilómetros por segundo - continua a ser considerada o limite de velocidade cósmica.
http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/cern-luz-einstein-descoberta-tvi24/1282932-4069.html

Benfica empata no Dragão

O Benfica foi empatar ao terreno do FC Porto (2-2), numa partida onde os «encarnados» conseguiram por duas vezes recuperar da desvantagem.
Com este resultado fica tudo na mesma na liderança do campeonato, onde o FC Porto e o Benfica somam os mesmos pontos.
Desejando certamente uma vitória, a verdade é que, jogando fora o empate no Estádio do Dragão acaba por ser um bom resultado.



Os golos da formação encarnada chegaram por intermédio de Cardozo aos 47 e Gaitán aos 87 minutos.

Alunos do ensino recorrente foram favorecidos no acesso a Medicina

http://www.publico.pt/Educação/um-numero-ainda-indeterminado-de-alunos-entrou-em-medicina-pelo-ensino-recorrente-1513362

21 setembro 2011

Júlio Resende

Júlio Martins da Silva Resende foi um dos mais ilustres artistas plásticos portugueses, natural do Porto, onde nasceu a 23 de Outubro de 1917, frequentou as Escolas de Belas-Artes do Porto e de Paris, fez de Valbom, Gondomar a sua residência, onde faleceu hoje.














Prémio Pritzker - Souto de Moura

Nome completo: Eduardo Elísio Machado Souto de Moura.
Nascimento: 25 de Julho de 1952, Porto.
Nacionalidade: Português.
Ocupação: Arquitecto.
Prémios: Prémio Pessoa (1998);
                  Prémio Pritzker (2011);
                  Prémio Secil (1992, 2004 e 2011).
Projectos significantes:  Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro;
                                         Estádio Municipal de Braga





20 setembro 2011

Emmanuel Kelly no X Factor Australia

Santa Edwiges

Oração de Santa Edwiges

(Protectora dos Pobres e Endividados)

Vós Santa Edwiges, que fostes na terra amparo dos pobres e desvalidos e socorro dos endividados, no céu onde gozais o eterno prémio da caridade que praticastes, confiante vos peço, sede minha advogada, para que de Deus eu obtenha a graça (fazer pedido) e por fim a graça suprema da salvação eterna.

Amem.

17 setembro 2011

Diana Krall - Temptation (lisabon video)

Manchas sinalizam risco de ataques cardíacos

Um estudo realizado na Dinamarca afirma que marcas amarelas nas pálpebras são um sinal de risco de ataque cardíaco e outras doenças, afirmam investigadores. O trabalho, publicado no site especializado British Medical Journal mostra que pessoas que apresentam lesões cutâneas conhecida como xantelasmas estão 48% mais propensas a sofrer um enfarte do miocárdio.
As pequenas bolsas de tom amarelado situadas nas pálpebras são formadas por depósitos de colesterol. As marcas indicam ainda a formação de gordura noutras partes do corpo. Cardiologistas afirmam que a descoberta poderá auxiliar médicos a diagnosticar pacientes que possuem riscos de sofrer ataques cardíacos.
Na década de 1970, uma equipa de cientistas do Hospital Herlev, na Dinamarca, passou a acompanhar um grupo de 12.745 pessoas. Destes, um total de 4,4% apresentava xantelasmas.
Após 33 anos do início do estudo, 1.872 pessoas sofreram enfartes; 3.699 desenvolveram doenças cardíacas e 8.507 morreram. O estudo mostrou que pessoas com os papos amarelos em torno dos olhos sofriam mais risco.
Entre os que possuíam o sinal característico da doença, 48% estavam mais propensos a sofrer um ataque cardíaco; 39% estavam mais inclinados a desenvolver doenças cardíacas e 14% tinham mais probabilidades de morrer ao longo do estudo.

Diário Digital, sexta-feira, 16 de Setembro de 2011






13 setembro 2011

Miss Universo 2011

A angolana Leila Lopes, de 25 anos, foi hoje eleita Miss Universo numa gala que decorreu na cidade brasileira de São Paulo.
Leila Lopes, estudante de administração de empresas, impôs-se na votação final à ucraniana Olesia Stefanko, que conquistou a segunda posição e o título de vice-rainha, e às candidatas do Brasil, Priscila Machado, das Filipinas, Shamcey Supsup, e da China, Luo Zilin, eleitas, respectivamente primeira, segunda e terceira damas de honor ou princesas como salienta a organização do evento.
Destaque ainda nesta gala para a representante portuguesa, Laura Gonçalves, de 22 anos, que esteve entre as dez finalistas.



11 setembro 2011

Santana Castilho

Herança e balanço crítico

Neste Congresso em que a “tralha socratista” aparece entrincheirada nas listas de Assis (nem o Valter Lemos lá falta), das suas “vedetas educativas” pontificam o que, tendo sido Ministro do sector, “não fez, nem saiu de cima”, mas veio a revelar-se exímio como eminência parda dada ao ventriloquismo, “treinador de bancada” e grande “malhador” e outro que na sequência da derrota nas europeias e num acesso de “candura”, que revela a sua completa falta de maturidade (e estamos nós entregues a gajos destes), acabou por confessar a “estratégia” que se revelou, afinal, penalizadora:
“Era preciso criar pressão sobre certos sectores – como o da Educação (leia-se professores) – para que o resto da população aceitasse as reformas”.
Ora nem mais, não podia ter sido mais explícito no seu maquiavelismo de alcofa, tratou-se de “dar sangue à populaça”. Mas, claro e como de costume, apenas o sangue dos outros.

Por António José Carvalho Ferreira

10º desaniversário

07 setembro 2011

Novos tempos...

Antigamente mulher gostava de cara que era cavalheiro, educado,romântico, carinhoso.…
Agora a moda é KARATÊ!
O kara-tê dinheiro, o kara-tê carro, o kara-tê fama, o kara-tê peitoral definido...