Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

31 julho 2011

Tráfego marítimo-ferroviário em Sines

A CP Carga S.A. e a Administração do Porto de Sines S.A. assinaram um protocolo de colaboração com o objectivo de desenvolver soluções logísticas de base marítimo-ferroviária, que possam potenciar a competitividade do porto. A colaboração permitirá expandir as oportunidades de negócio, com a criação de novas soluções logísticas integradas, promovendo a expansão da área geográfica do mercado ao espaço internacional, com particular relevância à escala ibérica, o ‘hinterland’ do porto.

A assinatura do protocolo insere-se numa das principais linhas estratégicas de desenvolvimento da CP Carga, que tem como base o crescimento da actividade de e para os portos nacionais, que representam já cerca de 50% da actividade da empresa transportadora ferroviária.
O porto de Sines e a cada vez mais importante Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) são actualmente uma referência ibérica em transporte ferroviário de mercadorias, com mais de 20 comboios diários, transportando em média mais de 10.000 toneladas por dia. No importante segmento da carga contentorizada continua a registar-se um bom crescimento, tendo no primeiro semestre de 2011 sido operados mais 12% de comboios, ou seja, 1.329 comboios contra 1.182 nos primeiros seis meses de 2010.
Actualmente, face aos fortes investimentos em Sines, nomeadamente nas unidades fabris e logísticas da ZILS e no Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI, concessionado à PSA de Singapura), o transporte ferroviário de mercadorias apresenta um forte potencial de crescimento em novos tráfegos. Com efeito, o desenvolvimento de serviços marítimos directos aos principais mercados internacionais, através de navios de última geração com fortes economias de escala, associado ao potencial de crescimento no ‘hinterland’ em todo o corredor até Madrid, abrem novas oportunidades de negócio nas cadeias logísticas marítimo-ferroviárias.

27 julho 2011

“Torpedo” Phelps continua a fazer história

Michael Phelps tornou-se no único atleta da história a vencer uma mesma prova cinco vezes nos Campeonatos do Mundo de natação que decorrem em Xangai, na China. O nadador norte-americano somou nesta quarta-feira - 27.07.2011, o quinto triunfo nos 200m mariposa, juntando-o às vitórias em 2001 (Fukuoka), 2003 (Barcelona), 2007 (Melbourne) e 2009 (Roma).

25 julho 2011

Tarado...

Anders Behring Breivik, confesso autor dos atentados da Noruega, fala em campanhas de “ataque decisivo” que deveriam ter como alvo cerca de 11 mil “traidores” em Portugal (10.807). O autor enumera algumas instalações vitais em Portugal, como as refinarias do Porto e de Sines, ambas assinaladas como pertencentes à Galp Energia e é igualmente assinalado neste contexto o reactor de pesquisa pertencente ao Instituto Tecnológico e Nuclear, em Sacavém – Lisboa.

Vamos por partes: um ataque ao reactor de Lisboa provocaria certamente muito mais do que onze mil mortes, pois num raio de 30 Km, com centro na Praça do Comércio – Lisboa, vivem alegadamente 2,5 milhões de “traidores”. Parecido o exercício que se pode dizer em relação à refinaria de Leixões – Porto. Num raio de 30 Km, com centro na Rotunda da Boavista, vivem cerca de 1,5 milhão de “traidores”.
Então onde é que o homenzito lavaria a honra da sua deformada personalidade? Na refinaria de Sines! Sines tem à volta de 15.000 habitantes, dos quais suprimia 11.000 “traidores”… Livra! É na zona onde vivo!

21 julho 2011

A última viagem de um vaivém da NASA

O vaivém Atlantis aterrou às 10h57 (hora em Portugal) no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Florida.

"Missão cumprida, Houston. Depois de ter servido durante mais de 30 anos, a nave espacial americana conquistou o seu lugar na História", disse o comandante do Atlantis.
O Atlantis ficará exposto no centro de visitantes no Centro Espacial Kennedy, e os Discovery e Endeavour – que cumpriram as suas últimas missões no início deste ano – ficarão à guarda do Museu do Ar e do Espaço (Virgínia) e Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles, respectivamente.

18 julho 2011

10 julho 2011

09 julho 2011

Os números e a sua vida

A partir do nome, chega-se a três elementos: Ambição, Personalidade e Expressão.

Elemento Ambição:

A Ambição (ou Alma) representa o "eu verdadeiro", a "essência", aquilo que impulsiona, o motivo pelo qual se está neste mundo, os seus objectivos e anseios.
O seu numero de Ambição: 7
Gosta de paz, silêncio, ter tranquilidade e profunda comunhão com seu interior.

Elemento Personalidade:
A Personalidade (ou Aparência) representa o modo de se relacionar com o mundo. Indica como os outros te enxergam. É o seu cartão de visita.
O seu numero de Personalidade: 6
Extrovertida, simpática, exerce grande atracção, afecto e diplomacia. Mas é conservadora em suas ideias e pontos de vista. E idealista e romântica.

Elemento Expressão:
A Expressão (ou o destino) indica o caminho a seguir, a sua missão na vida, aquilo que você veio expressar.
O seu numero de Expressão: 4
Enfrentando sempre limitações e restrições bem definidas, mas sua poderosa força de vontade e determinação, juntamente com sua imaginação criadora, te permitem ultrapassar os obstáculos e alcançar o sucesso. A luta é sempre um estímulo.
Honesta, leal e perseverante, a pessoa de personalidade 4 é altamente metódica e objectiva. Não gosta de rodeios preferindo ir directo ao assunto. Muito exigente com os colegas de trabalho e amigos, deseja deles a mesma perfeição que busca para si. Perfeccionista ao extremo, inclusive no amor, não gosta muito de inovar e prefere as 'fórmulas' mais tradicionais.•


Positivo: Disciplina, ordem, estabilidade, construção, confiança, honestidade.

Negativo: Rigidez, crítica excessiva, inflexibilidade, insegurança, metódica.

07 julho 2011

Moody's Junk Mail

Oliveira com 2850 anos

Árvore mais velha de Portugal vive em Santa Iria da Azóia.

Uma oliveira bravia com 2850 anos foi identificada como a árvore mais velha do país por um grupo de investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Vive em Santa Iria da Azóia, concelho de Loures, e teve o guerreiro Viriato como contemporâneo.

A árvore está situada no Bairro da Covina, em Loures, no que resta de um antigo olival próximo das ruínas do castelo de Pirescouxe, tendo sido a idade determinada através de um método inovador de datação de árvores antigas desenvolvido pela UTAD.