Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

06 abril 2011

HISTORIA MAGISTRA VITAE

Para começar, nada melhor do que lembrar o ditado de Cícero, orador e político em Roma antiga, séc I a.C. Disse Cícero em latim – Historia Magistra Vitae – História mestra da vida, sugerindo que deveríamos estudar a história para aprender com os exemplos do passado como melhor nos comportarmos no presente.

Essa idéia e suas derivações desempenharam (e ainda têm) um papel importantíssimo em toda a história do ocidente. Durante muito tempo se acreditava que a importância do estudo da história estava em aprender com os grandes homens no passado. Estudando as guerras que arruinaram nações no passado, líderes poderiam evitá-las ou vencê-las no presente.
Embora hoje em dia essa relação pouco crítica com o estudo da história seja bastante questionada pelos historiadores, não há como negar que ela persiste em diversos setores da sociedade e publicações. Ainda associamos, com muita freqüência, a disciplina história aos grandes nomes, aos grandes heróis e vilões do passado. De qualquer forma, seja tentando lembrar o que nos causou aquela ressaca ou o nome daquela pessoa, seja procurando entender algum acontecimento maior e mais complicado em nossas vidas, o passado individual e coletivo é parte fundamental do presente, constituindo ambos duas dimensões da mesma realidade.


Em casa

Meus amigos e amigas, estou em casa. Mas, numa situação especial: estou de baixa hospitalar no domicílio.
Como foi bom ver, tocar, cheirar, ouvir os sons, as coisas que fazem parte da nossa vida faz tanto tempo.
Sim, tive medo de não voltar a ver, etc. a minha casinha...
Porem há o reverso da medalha: com a operação que fiz ao coração, qualquer esforço esgota-me e amedronta-me.
No Hospital temos medicação a tempo e horas certas, cama, comida, atenção exterior aos nossos sinais vitais. Enfim, é bom.
Em casa respiramos apenas o nosso ar, mas temos de fazer tudo sózinhos. E qualquer coisita é uma canseira no estado em que me encontro. Enfim, é bom.

05 abril 2011

Reposicionamento

Reposicionamento:
  • Prioridade à tua pessoa
  • Desapego
  • Diálogo interior
  • Reduzir o stress

04 abril 2011

Doeu

Tiraram-me os agrafos e pontos tanto do peito como da perna dadora.


Serrei os dentes. Doeu muito. Quem diz o contrário mente! Fez-me lembrar o adágio popular: piripiri na língua dos outros é mel para nós!

03 abril 2011

Night and day dog

Insónia, transpiração abundante, o peito (agrafos e pontos) a doerem, a perna, de onde tiraram uma veia necessária para a operação, inchada e a doer.
O tempo cinzento. Tudo de acordo. Uma m&#»@

02 abril 2011

I´m down

Uma noite para esquecer: insónia, temperatura corporal elevada - 36,9ºC, e a "cereja" no topo do bolo: rebentaram alguns pontos e agrafos.
Agora pensem como me senti quando vi no espelho do WC a camisa do pijama tinta de sangue! Muito!
Tive uma descarga de adrenalina tremenda. Transpirei violentamente, de medo. Actualmente são estes os meus medos: a minha saúde. Nem me ralo com os velhos medos...
Os meus "anjos da guarda", ontem a Enfermeira Catarina Arruda, e principalmente hoje a Enfermeira Isabel Cordoeiro foram impecáveis. Trataram-me com zelo, profissionalismo e competência.
Enfim, há semanas up e outras down.