Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

05 outubro 2008

Personagens



Personagens do 5 de Outubro de 1910:


[D. Manuel II] Último Rei de Portugal, sucedeu a D. Carlos I após o seu assassinato em 1908. Tentou no seu breve reinado apaziguar a vida política, mas sem grande sucesso. Foi acusado de falta de firmeza e de ser manipulado pela Rainha Mãe. A partir de 1910 vive em Londres, no exílio, onde desenvolveu diversos interesses ligados à cultura portuguesa (por exemplo, na classificação de livros antigos). Morreu no exílio em 1932.
[Manuel de Arriaga] Poeta, advogado, foi um dos principais ideólogos da República. Foi o primeiro presidente da República eleito, cargo que abandonou desiludido em 1915. Morreria dois anos depois.
[Teófilo Braga] Nasceu em 1843. Foi professor e escritor, tendo deixado uma vasta obra. Fundador do Partido Republicano, tornou-se em 1910 Presidente do Governo Provisório Republicano e em 1915 o segundo Presidente da República eleito.
[Miguel Bombarda] Médico, membro do grupo de conspiradores do 5 de Outubro. Foi assassinado no dia 3, por um doente.
[Cândido dos Reis] Almirante republicano, próximo da Carbonária, foi o estratega militar do 5 de Outubro. Suicidou-se na madrugada do dia 4, pensando que a revolução abortara.
[José Relvas] Membro influente do Partido Republicano, fez em seu nome a proclamação do novo regime em 5 de Outubro de 1910.
[Afonso Costa] Uma das pessoas mais activas na instauração da República e no período seguinte. Foi várias vezes Primeiro Ministro e Ministro das Finanças. Ficou conhecido pelas suas posições radicais, em particular contra as Ordens Religiosas e a Igreja Católica, o que explica a sua alcunha: o "Mata Frades". Morreu no exílio, em 1937, onde participou na resistência à ditadura salazarista.