Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

28 abril 2008

Avaliação de docentes em regime completo já no próximo ano

Ministra relembra duração de acordo com sindicatos.
Relativamente ao recente acordo assinado entre o sindicato dos docentes e o Ministério da Educação, a ministra Maria de Lurdes Rodrigues afirma que o documento é válido apenas para este ano lectivo, sendo que no próximo já não terá efeito.
Como tal, a ministra da Educação acrescenta que o processo de avaliação dos docentes, baseado em quatro critérios universais, entrará em aplicação total já no próximo ano lectivo, pelo que o entendimento com os professores respeita apenas a este período de final de aulas, noticia a Rádio Clube Português.
A governante sublinhou ainda a importância que o primeiro-ministro, José Sócrates, deu ao respectivo documento, elaborado sob a atenção do mesmo, resultando no acordo entre o sindicato dos professores e o Governo, e que prescreve o regime de avaliação de docentes.

27 abril 2008

Banho público


De manhã. Aí das 10.30 às 12.00 horas. Já se viam muitos "copinhos de leite"! Águas revoltas e gélidas.

25 abril 2008

LIBERDADE



"Nenhuma situação é tão complicada que uma mulher não possa piorar".

Tom Jobim

23 abril 2008

Computadores...


Gestão

Foi ontem publicado o decreto-lei que aprova o regime de autonomia, administração e gestão. É o Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril.

Relação Professor - Aluno

A interacção eficaz com os alunos depende de uma comunicação eficaz. Um bom professor mantém os alunos envolvidos nas actividades da aula e recorre a estratégias que realçam a probabilidade de os resultados de aprendizagem desejados serem alcançados. Os exemplos de tais estratégias incluem despoletar e manter o interesse dos estudantes focalizando-o no material que está a ser apresentado, utilizando exemplos que os estudantes compreendem. Outras estratégias eficazes incluem apresentar o material de diversas formas, de modo a contemplar os diversos estilos cognitivos. É também muito mais fácil para os estudantes apreciar o valor e a importância de aprender, se estiverem interagindo com um professor que lhes apresente os materiais pedagógicos de forma consistentemente interessante e desafiante e com quem possam manter uma relação baseada na confiança.
Posted by Paideia

21 abril 2008

Educação: Novo diploma sobre avaliação de desempenho poderá ir a Conselho de Ministros quinta-feira - Sec. Estado

Lisboa, 21 Abr (Lusa) - Ministério da Educação e sindicatos de professores manifestaram hoje a expectativa de um rápido acordo em torno do novo decreto-lei sobre avaliação de desempenho, pelo que o diploma poderá ser aprovado já esta quinta-feira em Conselho de Ministros.
No final de uma reunião entre a tutela e os sindicatos, o secretário de Estado adjunto e da Educação sublinhou a "facilidade" com que as duas partes chegaram a um "acordo de princípio" em relação ao texto do decreto-lei que vai consagrar o entendimento assinado quinta-feira passada no que toca à avaliação de desempenho docente.
"É uma possibilidade [ir já esta quinta-feira a Conselho de Ministros]. A nossa urgência é que se faça o procedimento de avaliação e que as escolas estejam na posse do normativo que lhes dê as orientações necessárias para concretizarem a avaliação", afirmou Jorge Pedreira.
Por seu turno, o porta-voz da plataforma que integra os sindicatos do sector revelou que depois da reunião de hoje falta apenas praticamente "trabalho de jurista", pelo que acredita numa rápida aprovação e consequente promulgação, para que as escolas possam começar a aplicar o regime simplificado.
"Não se pode aplicar algo que não está ainda publicado, principalmente porque existem outros diplomas publicados. Se não, podíamos ter professores a impugnar a sua avaliação por falta de enquadramento legal", sublinhou Mário Nogueira.
No final da reunião de hoje, o secretário de Estado adjunto e da Educação garantiu que o decreto-regulamentar até agora em vigor sobre avaliação de desempenho não será revogado, explicando que o novo diploma vai "aditar normas transitórias ao anterior", na sequência do memorando de entendimento.
"Há um conjunto de novos procedimentos que alteram em alguns casos de forma significativa o que está no actual decreto-regulamentar e que necessitam de um enquadramento legal. Estamos a pegar no entendimento e a transformá-lo em letra de lei", explicou o porta-voz dos sindicatos.
Segundo Mário Nogueira, o novo decreto-regualmentar vai criar legalmente a comissão paritária prevista no entendimento, sendo depois emitido um despacho, até ao final do mês, com a sua constituição. Este órgão, que irá acompanhar a aplicação do modelo, bem como preparar eventuais alterações, será formado pela administração educativa e um representante de cada uma das estruturas sindicais.
"Estamos a tentar que tudo fique numa grande clareza porque há aqui matérias que podem ir além da própria vigência da actual equipa ministerial. Não queremos que haja margem para diferentes interpretações e para aplicações desiguais entre as escolas", afirmou o dirigente sindical.
O acordo assinado quinta-feira passada entre Governo e sindicatos estipula que a avaliação de desempenho avança este ano lectivo para os professores contratados e para os docentes dos quadros em condições de progredir, num total de sete mil.
Por outro lado, este ano lectivo as escolas adoptarão um regime simplificado aplicado de forma universal, tendo em conta apenas quatro critérios: ficha de auto-avaliação, a assiduidade, o cumprimento do serviço distribuído e a participação em acções de formação contínua.
Quer neste ano lectivo, quer no próximo, as classificações de "regular" e "insuficiente" terão de ser confirmadas com nova avaliação, no ano lectivo seguinte, antes dos docentes sofrerem eventuais efeitos penalizadores.

Sobre a avaliação


“O que está estabelecido no decreto regulamentar é que a avaliação, que no anterior modelo não tinha qualquer consequência em termos de progressão na carreira e contagem do tempo de serviço, neste modelo tem consequências.” - M. L. Rodrigues.
No anterior sistema a avaliação tinha consequências, pois a atribuição de um Não Satisfaz (cf artº 12º do DR 11/98 e nºs 1 e 2 do artº 48º do DL 1/98 de 2 de Janeiro) implicava, para um «docente em pré-carreira» que não fosse considerado o período de tempo lectivo a que se reportasse essa avaliação. No caso de docentes integrados na carreira «a primeira atribuição da menção qualitativa de Não Satisfaz determina a permanência do docente no escalão em que se encontra, devendo ser acompanhada de uma proposta de formação que permita ao docente superar os aspectos do seu desempenho profissional identificados como negativos no respectivo processo de avaliação». A segunda menção de Não Satisfaz implicava a «cessação de atribuição de serviço lectivo ao docente em avaliação, devendo o órgão de gestão do estabelecimento de educação ou de ensino propor a reconversão ou reclassificação profissional do docente».
Quem se lembra dos dois colegas “retidos” no anterior sistema de avaliação?

19 abril 2008

2º Concurso Professor Titular extraodinário e outros

"5. Decreto-Lei que define o regime do acesso para lugares da categoria de professor titular da carreira de educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário.Este Decreto-Lei visa regulamentar a realização da prova pública e do concurso de acesso à categoria de professor titular previsto no Estatuto dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Deste modo, os docentes dos quadros da rede de estabelecimentos do Ministério da Educação – que preencham os requisitos para acesso à categoria de professor titular ou tenham completado 15 anos de serviço docente com avaliação de desempenho igual ou superior a Bom – podem requerer a realização da prova pública, que se destina a demonstrar a sua aptidão para o exercício específico das funções de professor titular. Esta prova concretiza-se na apresentação de um trabalho pelo candidato e respectiva discussão, sobre a experiência do quotidiano escolar vivida no exercício efectivo de funções docentes.
Definem-se os domínios que podem ser objecto do trabalho a apresentar pelo candidato, competindo ao júri o estabelecimento dos critérios de apreciação da prova. Na composição do júri da prova, prevê-se a presença de elementos externos à escola, de reconhecido mérito no domínio da educação. Para efeitos da organização das provas públicas, podem os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas celebrar protocolos de cooperação nas áreas dos centros de formação de associações de escolas.O recrutamento de professores titulares faz-se para lugares definidos ao nível do agrupamento de escolas ou da escola não agrupada, a que é atribuído um papel decisivo nessa selecção. O concurso reveste carácter documental, com incidência sobre toda a actividade desenvolvida pelo docente, e reflecte o rigor e a exigência que se pretende imprimir ao funcionamento do sistema educativo, tendo em consideração o resultado da prova pública, a habilitação académica e formação especializada, a experiência profissional e a avaliação de desempenho dos candidatos.
Estabelece-se um mecanismo de salvaguarda do interesse público através de um conjunto de normas reguladoras do recrutamento e provimento para os casos em que o concurso fique deserto.
Finalmente, define-se um concurso extraordinário de acesso à categoria de professor titular, aberto aos professores colocados no índice 340, em termos semelhantes aos fixados pelo regime do primeiro concurso de acesso para lugares da categoria de professor titular da carreira dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário."

14 abril 2008

As Línguas abrem Caminhos - Concurso Escolar

Cartaz
Regulamento do Concurso
Ofício-Circular n.º 52, para as Escolas
Ficha de Inscrição
11-04-2008
Actividades e Concursos
No Ano Europeu do Diálogo Intercultural, a Representação em Portugal da Comissão Europeia associa-se à DGIDC no Concurso Escolar As Línguas Abrem Caminhos, conforme se refere no preâmbulo do Regulamento.
Contribuindo para conferir uma dimensão europeia a esta iniciativa, a Representação em Portugal da C.E. oferece a um dos vencedores na 3.ª categoria uma visita à Comissão Europeia em Bruxelas. Desta forma se anuncia o prémio previsto, mas não especificado aquando do lançamento do concurso, no número 2.3 do ponto VI do Regulamento.
Com o objectivo de permitir que os alunos optimizem os seus trabalhos, foi decidido alargar o prazo de envio dos mesmos até 9 de Maio, Dia da Europa.
DGIDC

Judo: João Neto sobe a primeiro do ranking mundial

14.04.2008 - 21h04 Lusa
João Neto, que sábado se sagrou campeão europeu de judo no escalão -81 kg, nos Campeonatos disputados em Lisboa, ascendeu ao primeiro lugar do ranking mundial de judo, hoje divulgado.
Ao conquistar a medalha de ouro em Lisboa, Neto ascendera ao segundo lugar do ranking europeu de qualificação olímpica, confirmando a ida a Pequim 2008, mas nas contas do ranking mundial, que abarca mais provas e dá ponderação diferente ao último mundial, o português fica à frente do britânico Euan Burton e destrona mesmo o brasileiro Tiago Camilo, que cai para terceiro. Neto, que era nono no anterior ranking, lidera agora com 181 pontos, contra 165 do holandês Guillaume Elmont (finalista derrotado no Europeu), 148 de Tiago Camilo e 135 do britânico Euan Burton, sendo quintos o esloveno Aljaz Sedej e o georgiano Baindurashvili, com 130 pontos.

12 abril 2008

Entendimento

vídeo RTP


vídeo SIC

Acordo

A ministra da Educação considera que «todos saíram ganhadores do acordo» desta madrugada entre sindicatos de professores e a tutela por este permitir «continuar» o processo de avaliação num clima de «calma, serenidade, confiança e diálogo», noticia a agência Lusa.
«Este entendimento, ou acordo, foi um passo muito importante para melhorar as condições de concretização do modelo de avaliação nas escolas» num clima de «calma, serenidade, confiança e diálogo» entre a tutela e todas as estruturas representativas de professores, disse Maria de Lurdes Rodrigues.
«Um processo de negociação é sempre a procura de um encontro entre as partes», referiu.
Admitindo ter havido «cedências» de ambas as partes, a ministra sublinhou que o «mais importante» é que o Ministério e «todos os sindicatos de professores» tenham chegado a um «consenso e diálogo» que permite «concretizar e avançar com o modelo de avaliação de desempenho nas escolas».

SUA MÚSICA... do ano em que nasceu!


Para se entreter no fim-de-semana.Clique no link... Ao abrir... Clique no ano do seu nascimento e ouvirá músicas com gravações originais que foram sucesso na época!!!!!http://www.tropicalglen.com/

11 abril 2008

Gestão escolar

Cavaco Silva promulga diploma sobre gestão e administração escolar
O Presidente da República promulgou hoje o diploma sobre gestão e administração escolar, que já não prevê percentagens mínimas para o número de representantes dos professores e dos pais no Conselho Geral, futuro órgão de direcção estratégica das escolas.

Hoje na História


Em 1910 nasceu
António de Spínola

09 abril 2008

La Lys – ou Armentières






Cumprem-se hoje 90 anos sobre o sangrento embate
Presidente homenageia portugueses que combateram na batalha de La Lys

09.04.2008 - 12h13 PÚBLICO
O Presidente da República homenageou os soldados portugueses que combateram na I Guerra Mundial, no dia em que se assinala o 90º aniversário da batalha de La Lys, um dos mais sangrentos embates em que estiveram envolvidas tropas nacionais.Num texto publicado no site oficial da presidência, Cavaco Silva lembra que os efectivos do Corpo Expedicionário Português “combateram em defesa dos valores da democracia e da liberdade” que norteavam os países aliados “na sua luta contra as potências centrais”. O Presidente recorda que a então jovem República entrou no conflito em 1916, numa altura em que procurava “reconhecimento político externo”, “tendo as duas divisões de tropas portuguesas chegado à Flandres no início do ano seguinte, onde permaneceram nas trincheiras da frente, sem quaisquer reforços, suportando as agruras dos combates, do frio e das múltiplas privações”.“O dia 9 de Abril de 1918, quando se desencadeou no sector português uma ofensiva alemã que alteraria o curso da guerra, viria a constituir-se num marco histórico de profundo significado para Portugal, com as tropas inimigas a abaterem-se sobre os soldados portugueses”, sublinha o Presidente.Cavaco Siva acrescenta que "La Lys – ou Armentières – ficou na memória colectiva da nação portuguesa e dos aliados" porque "ali combateram, sofreram e morreram, numa guerra fratricida e sangrenta, muitos soldados portugueses". Segundo dados recentes, terão morrido no confronto 400 militares portugueses e outros 6500 foram feitos prisioneiros, números muito inferiores aos divulgados nos anos que se seguiram ao conflito e que admitiam 7500 mortos.Sustentando que aqueles militares “não lutaram em vão”, o chefe de Estado considera que “lembrar a batalha de La Lys e os militares portugueses que nela participaram é celebrar o exemplo que estes deixaram em prol da fraternidade entre os povos irmãos europeus”.

Adenda: o soldado Valentim da Conceição Valentim participou na campanha da Flandres. Voltou no fim da Guerra de 1914/1918 a Portugal. Era meu avô materno. Admirabile avô!

Sinais...





08 abril 2008

Escolas com apoio para pintura das paredes exteriores e pequenas reparações

O Ministério da Educação lança o programa de apoio à iniciativa das escolas para a pintura das paredes exteriores das suas instalações e para pequenas reparações, tendo em vista contribuir para a melhoria das respectivas condições de funcionamento.
Os destinatários deste apoio são os agrupamentos de escolas e as escolas básicas do ensino público, nomeadamente as instalações com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
As candidaturas estão abertas até ao final do 3.º período, devendo as propostas ser enviadas em suporte electrónico para a respectiva direcção regional de educação.
Cada proposta deverá identificar o agrupamento ou a escola; o coordenador do projecto; as instalações incluídas; os trabalhos a realizar, com indicação das áreas abrangidas; a quantificação dos custos previstos; e os prazos para a execução dos trabalhos.
Os limites dos montantes a conceder às escolas, consoante a sua dimensão, oscilam entre os 20 mil euros e os 15 mil euros.

Reunião - ordem de trabalhos

Exmºs Senhores,
Na sequência da carta enviada pela Plataforma Sindical dos Professores a Sua Excelência o Primeiro Ministro, encarrega-me a Senhora Ministra da Educação de convocar a associação a que Vossa Exª preside, para uma reunião a ter lugar no próximo dia 8 de Abril, às 14.30 horas nas instalações do Conselho Nacional de Educação (Rua Florbela Espanca, Lisboa).
A agenda da reunião constará dos seguintes assuntos:
(…)
4. Crédito de horas para a organização do processo de avaliação de desempenho dos Professores, no próximo ano lectivo.
5. Possibilidade de fixação, para o próximo ano lectivo, do número de horas da componente não lectiva para trabalho individual dos Professores.
6. Critérios para a inclusão da formação contínua no horário de trabalho dos Professores, na componente não lectiva.
7. Criação de um quarto escalão remuneratório para a categoria de Professor Titular e definição das respectivas regras de acesso.
(…)
Com os melhores cumprimentos.
Maria José Morgado
Chefe do Gabinete da Ministra da Educação

Materiais - Segurança Infantil

Sobre normas de segurança básicas a adoptar em casa, na rua, a caminho da escola, na escola, utilizando a net, e para os nossos alunos, aqui deixo este espaço da Microsoft, onde existe a hipótese de optar por regras por faixa etária, e onde se encontram conteúdos bem úteis.

07 abril 2008

Tabela Periódica online


A Tabela Periódica é uma referência essencial para o estudo da química. Aqui fica a sugestão de um link interessante com a Tabela Periódica online, onde existe uma explicação história e científica para que todos possam perceber.
http://www.tabela.oxigenio.com/

Programa ABCiência também online

ABCiência é um programa em exibição no canal RTP da televisão portuguesa, que procura promover a ciência para os mais novos. Mas o ABCiência está também presente na Internet para quem não tem a oportunidade de seguir este programa pela televisão. Recheado de vídeos com experiências divertidas, enigmas matemáticos, curiosidades da cozinha como um laboratório, divulgação de "zingarelhos" e "engnhocas", apresenta também os diversos centros de Ciência Viva espalhados pelo país. Com a colaboração do cientista Leonel Silva e da apresentadora Carlota Crespo, para além de cientistas convidados como Nuno Crato entre outros, tem todas as semanas uma figura pública convidada a colocar as suas questões científicas! Merece a visita.
http://www.abciencia.net/

06 abril 2008

Charlton Heston


Cinema: Morreu Charlton Heston

O actor Charlton Heston, uma das últimas lendas vivas de Hollywood, morreu sábado na sua casa de Beverly Hills, anunciou hoje a sua família em comunicado.
Charlton Heston, que se notabilizou graças a papéis heróicos em super-produções como «Ben Hur» ou «Os Dez Mandamentos», faleceu aos 84 anos de idade.
Na década de 1960 utilizou o seu protagonismo para defender causas relacionadas com os direitos humanos, tendo acompanhado mesmo Martin Luther King durante a Marcha pelos Direitos Civis a Washington, em 1963, usando uma faixa onde se lia «Todos os homens nascem iguais».

05 abril 2008

Acórdão nº 184 / 2008

"Assim sendo, ao introduzir tal diferença no regime do irrepetível concurso de recrutamento transitório o legislador lesa o direito consagrado no nº 2 do artigo 47º. O bem jusfundamental que aqui se protege – e que é precisamente o da igualdade na promoção da carreira – é negativamente afectado pela exclusão [nas candidaturas ao concurso] operada pelo nº 5, alínea c) do artigo 15º do Decreto-Lei nº 15/2007, sendo tal afectação negativa desproporcionada, porque excessiva face a quaisquer outros bens ou interesses que, através dela, se quisessem prosseguir.
III
Decisão

Pelos fundamentos expostos, o Tribunal Constitucional decide:
(...)
c) Declarar a inconstitucionalidade, com força obrigatória geral, da norma contida no artigo, 15.º n.º 5, alínea c) do referido Decreto-Lei n.º 15/2007, por violação do nº 2 do artigo 47.º da Constituição.
Lisboa, 12 de Março de 2008"

Acórdão do Tribunal Constitucional


“Declarar a inconstitucionalidade, com força obrigatória geral, da norma contida no artigo, 15.º n.º 5, alínea c) do referido Decreto-Lei n.º 15/2007, por violação do nº 2 do artigo 47.º da Constituição.”


Essa parte do ECD corresponde ao:
Artigo 15.º
Recrutamento transitório para professor titular

(…)

5 – Apenas podem ser opositores aos concursos referidos no n.º 1 os docentes integrados na carreira que preencham, cumulativamente, os seguintes requisitos:

(…)

c) Não estejam na situação de dispensa total ou parcial da componente lectiva.

acórdão n.º 184/2008 do Tribunal Constitucional do passado dia 12 de Março.

04 abril 2008

Absentismo

«Os funcionários da Administração Central do Estado faltam menos ao emprego do que os trabalhadores do sector privado. Estimativas das Finanças, baseadas numa amostra correspondente a 12% do universo de funcionários públicos, apontam para uma taxa média ponderada de absentismo de 6,3% em 2005 (não existem dados mais recentes). Já no conjunto do sector privado, esta taxa - que resulta do rácio entre o total das horas trabalhadas e o potencial máximo de horas de trabalho - é de 7%.
O absentismo oscila muito consoante os ministérios. Dos 3,3% registados na Administração Interna e os 11,6% das Finanças, encontram-se taxas tão distintas como os 4,7% da Defesa ou os 6,5% da Educação. A principal causa do absentismo, quer no sector privado quer no público, são as doenças não profissionais, vulgarmente designadas como "baixas". Os acidentes de trabalho e a maternidade/paternidade são os motivos que se seguem. »
[Diário de Notícias]

03 abril 2008

Ainda a Lei 12-A / 2008

Da Lei n.º 12-A/2008 de 27 de Fevereiro que estabelece os regimes de vinculação, de carreiras e de remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas.
- Artigo 6.º (Gestão dos recursos humanos em função dos mapas de pessoal):
“8 — (...) sendo excessivo o número de trabalhadores em funções, o órgão ou serviço começa por promover as diligências legais necessárias à cessação das relações jurídicas de emprego público constituídas por tempo determinado ou determinável de que não careça e, quando ainda necessário, aplica às restantes o regime legalmente previsto, incluindo o de colocação de pessoal em situação de mobilidade especial.”
- Artigo 43.º (Conteúdo funcional):
“3 — A descrição do conteúdo funcional não pode, em caso algum, e sem prejuízo do disposto no n.º 3 do artigo 271.º da Constituição, constituir fundamento para o não cumprimento do dever de obediência e não prejudica a atribuição ao trabalhador de funções, não expressamente mencionadas, que lhe sejam afins ou funcionalmente ligadas, para as quais o trabalhador detenha a qualificação profissional adequada e que não impliquem desvalorização profissional.”

Livro infantil


EPM


Resumo de reunião entre o ME e Conselhos Executivos

1. Respeito pelo trabalho já feito pelas escolas.
As escolas prosseguirão o trabalho já iniciado sem nenhum abrandamento ou suspensão. Todos os instrumentos necessários à avaliação serão elaborados até ao final do ano lectivo de 2007/08.
2. Para os docentes dos quadros que não estejam em condições de progredir na carreira :
a)- recolha de elementos objectivos este ano;
b)- possibilidade de fixação de objectivos só no próximo ano lectivo.
3. Para os docentes contratados e docentes em condições de progressão na carreira
a)- modelo simplificado contendo:
- ficha de auto-avaliação
- outros elementos da ficha do conselho executivo(assiduidade e outros) passíveis de ser observados /avaliados
4. Cada escola deve apresentar um Programa de Avaliação com identificação das dificuldades para o cumprimento dos objectivos mínimos que deve ser avaliado e validado pela DGRHE.
5. Legitimação dos avaliadores:- programa de formação para os intervenientes na avaliação
6. Acompanhamento pelo Conselho Cientifico para a avaliação de profs e pelo CE do modelo para eventuais ajustamentos, no final de 2009, nos limites do previsto no estatuto da carreira docente.
7. Criação grupo de trabalho para o reforço das seguintes condições:
- crédito horário
- condições de horário e remunerações dos Conselhos Executivos e de professores coordenadores de departamento curricular
- concurso de professor titular (7º/8º/9º)

02 abril 2008

Software livre nas escolas

Software Livre nas Escolas 02-04-2008 TIC na Educação
Potenciar a utilização de software livre nas escolas, aumentando as oportunidades inerentes à sua adopção, é a base para a criação deste portal. Procuramos divulgar e apoiar as Escolas na utilização de software livre para os vários Sistemas Operativos.
DGIDC

Mau, muito mau!


Hoje na História



Remoçado


Curandeiro - xicuembos

Abdulah: faz escapar da prisão, passar sem estudar e tirar o mestrado num mês
Com os seus méritos extraordinários (pode ajudar-nos a escapar à prisão, a passar sem estudar e a tirar o mestrado num mês) e com um invejável currículo internacional de países (sic) visitados que vão desde Chimoio até - aqui pertinho de nós - Boane, Abdulah tem uma placa ali na Avª. Angola (Alto Maé), cidade de Maputo, Moçambique, com as seguintes, rigorosas e sapientes palavras:
"Medico tradicional que acaba de xegar de Nampula! Veio pra ajudar você: cura quase tudo!
1. Faz scapar condenção de juiz no tribunal;
2. Faz aquele que não da filho dar filho;
3. Faz devolver aquilo que roubaram ou fica maluco;
4. Tem remédio para homem que já dexou de ser homem levantar e ser homem outra vez;
5. Faz aumentar bicho de homem para mulheres gostar
6. Faz diminuir xixi de mulher para homens gostar muito ate eskecer em casa
7. Tem remédio de separar casal para ficar com mulher ou marido dele;
8. Tem remédio pra quando dormir com mulher ou marido de dono não ser descoberto;
9. Tem remédio para homem ficar muito tempo dentro da mulher;
10. Faz meninas parecerem bonitas e ser gostado por todos os homens;
11. Cura doenças venerea que se apanha quando faz asnera de adultos;
12. Ajuda mulheres pra os marido lhe dar muito dinhero;
13. Cura doença dos pulmõs;
14. Faz passar de classe estudantes que no estuda
15. Ajuda fazer tese de mestrado (MBA) em um mes
Já esteve em muitos paises internacionales entre eles: Chimoio, gurue, niassa, tete, maxixe, zandamela, xocué e boane!
Recebe 50% no dia do tratamento os outros 50% recebe quando cliente ja estar bom;
Dr. Taibo Hamad Abdulah
Avenida de Angola perto do canhoero ver placa amarela!"

posted by Carlos Serra at 4/02/2008 05:30:00 PM

Opinião

Bispos consideram "muito difícil" tarefa dos professores hoje
Os bispos católicos portugueses consideram "muito difícil" a tarefa dos professores actualmente e estão interessados em contribuir para ajudar aqueles profissionais no seu papel de educadores.