Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

28 outubro 2007

Indisciplina

Pinto Monteiro quer que Ministério Público investigue casos de violência escolar

Pensamento

Para quem tem medo, tudo são ruídos.

Sófocles

O sistema de avaliação...

(Pequeno excerto da entrevista da Ministra da Educação ao Correio da Educação)

Ao sistema de avaliação dos professores são apontadas diversas vantagens e riscos. O que será necessário fazer para reduzir os riscos e potenciar as vantagens?

É necessário que os processos de avaliação garantam aos professores e às escolas o rigor e a transparência de todo o processo, mas existe uma outra dimensão muito importante: a aceitação do processo e do modelo de avaliação a definir pelos próprios professores. Os princípios inscritos no Estatuto da Carreira Docente não determinam as práticas mas apenas as condicionam, pelo que o sistema de avaliação de professores será aquilo que os professores, as suas associações e as escolas quiserem que ele seja. É essencial que os professores se apropriem do modelo de avaliação e o defendam, criando condições e incentivos para uma promoção sistemática do desenvolvimento de boas práticas, e impedindo que aquele se degrade ou acabe por cair no desinteresse colectivo. (Ministra da Educação)

26 outubro 2007

Nós e os "idiotas"

Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia.Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas.Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam-lhe a escolha entre duas moedas: - uma grande de 400 REIS e outra menor, de 2000 REIS. Ele escolhia sempre a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos de todos. Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e perguntou-lhe se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.
-Eu sei, respondeu o tolo. Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar a minha moeda.
Pode-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.
A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.
A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?
A terceira : Se você for ganancioso, acaba estragando a sua fonte de rendimento.
Mas a conclusão mais interessante é: A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito. Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, o que realmente somos.

25 outubro 2007

Uma especie de...

Reunião intercalar. Professores, representantes dos alunos e representante dos encarregados de educação, presentes. Director de turma distribui papéis. Professores preenchem. Quando chega a hora de escutar os representantes dos alunos e, o dos encarregados de educação, nada! Não tem nada a dizer!...

20 outubro 2007

1º Aniversário do Blog


Faz hoje um ano que iniciei esta aventura de criar um blog. Alimentei-o com opiniões pessoais, textos de autores identificados, fotos pessoais e da net, pensamentos, reflexões, e tudo o mais que achei interessante e relevante.

Publiquei cerca de 400 posts, umas vezes em torrente, outras espaçadamente, ao sabor do tempo, da disponibilidade e, dos humores...

O meu muito obrigado a quem me tem feito chegar o seu apoio, sugestões, críticas construtivas e força!

Afinal é para vocês, estimados bloguistas, que escrevo.

Um ano já se cumpriu, outros virão...

Leituras...

Tudo o que eu devia saber na vida, aprendi na escola, de Robert Fulghum.

"A sabedoria não se encontra no topo de nenhuma montanha, nem no último ano de um curso superior. É num pequeno monte de areia do recreio da escola que se pode aprender tudo o que é necessário saber na vida:
-partilhar,
-respeitar as regras do jogo,
-não bater em ninguém,
-guardar as coisas nos sítios onde estavam,
-manter tudo sempre limpo,
-não mexer nas coisas dos outros,
-pedir desculpa quando se magoa alguém,
-viver uma vida equilibrada:
estudar, pensar, desenhar, pintar, cantar, dançar; brincar, trabalhar, fazer de tudo um pouco todos os dias.
É o que nós temos de fazer! Afinal, o segredo de uma vida feliz está nas pequenas verdades do dia a dia!”

de ficar a pensar...

18 outubro 2007

Despertar contra a pobreza

Objectivos da Declaração do Milénio:
1. Reduzir para metade a pobreza extrema e a fome
2. Alcançar o ensino primário universal
3. Promover a igualdade entre os géneros
4. Reduzir em 2/3 a mortalidade de crianças
5. Reduzir em 3/4 a taxa de mortalidade materna
6. Combater o VIH/sida, a malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Criar uma parceria mundial para o desenvolvimento

14 outubro 2007

Pensamentos



A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas.
Horácio

Pensem o que quiserem de ti; faz aquilo que te parece justo.
Pitágoras

09 outubro 2007

07 outubro 2007

Professores prestigiados

Cavaco Silva propõe “novo olhar sobre a escola”, com figura do professor prestigiada

Exposição temporária


Integrado no Plano Anual de Actividades Escolares - 2007/2008, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, promovi a Exposição temporária subordinada ao tema dos feriados civis nacionais e, neste caso alusivo ao 5 de Outubro de 1910.

03 outubro 2007

Pensamento

"recebemos um contentamento muito maior da aprovação daquelas pessoas que nós próprios estimamos e aprovamos"

David Hume

2 Outubro 1928


A primeira pedra da Basílica da Milagrosa foi colocada em 29 de Março de 1901. A igreja foi consagrada em 23 de Junho de 1904. O seu arquitecto Juan Bautista Lázaro (1849-1919), definia-a assim: “E de estilo neogótico. A arquitectura exterior é marcadamente mudéjar, realizada em ladrilho para harmonizar com a casa que lhe serve de complemento”.

01 outubro 2007

Donos

A nova guerra fria
(A versão de alta definição desta imagem daAgência Espacial Europeia pode ser encontrada aqui).
O aquecimento global está a derreter o Pólo Norte a uma velocidade superior às previsões dos modelos climáticos mais pessimistas. A calote gelada tem, actualmente, 3 milhões de quilómetros quadrados, tendo diminuído na última década a uma média anual de 100 mil quilómetros quadrados. Uma redução tão acentuada que permitiu - pela primeira vez desde que há registos - a abertura de uma nova rota de navegação marítima no topo do planeta.
Uma catástrofe ecológica eminente que deveria preocupar as principais nações, poderíamos pensar. Nem por isso. Em todas as tragédias há quem vislumbre oportunidades de negócio e as que, agora, estão à mão de semear no Pólo Norte são as mais apetecíveis: petróleo e gás natural. Em grandes quantidades. Enquanto a maioria dos líderes mundiais se juntavam em Nova Iorque para anunciar a sua preocupação com o aquecimento global, o mundo que verdadeiramente conta festeja as possibilidades entreabertas com a abertura de um novo corredor marítimo que permite revolucionar o comércio internacional. Basta ler o artigo da Time, transcrito esta semana pela Visão, para perceber como só agora começou a guerra fria pelo controlo político, e económico, desta região, envolvendo os Estados Unidos, Rússia, Canadá e Noruega.
Suprema ironia. As novas reservas de combustíveis fósseis estão agora acessíveis graças à destruição ecológica causada pela emissão poluente desses mesmos combustíveis. Na natureza, nada se perde, tudo se transforma. O problema é quando o ser humano se intromete na equação.
Posted by Pedro Sales às 16:46