Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

31 agosto 2007

À atenção dos GATOS lusitanos...



Praga de roedores está a chegar de Espanha a Portugal
Uma praga de ratos do campo que há várias semanas afecta centenas de municípios espanhóis chegou já a povoações de Zamora próximo da fronteira com Trás-os-Montes, onde o único obstáculo é actualmente o Rio Douro.
A informação foi avançada hoje pela União de Pequenos Agricultores de Zamora (UPA) que em comunicado refere que o problema dos roedores deixou de ser um problema apenas da comunidade de Castela e Leão para se converter «num problema internacional».
A UPA refere que já foram detectados roedores nas povoações da comarca de Aliste, limítrofes com Portugal (Quintanilha, Bragança), faltando-lhes pouco para chegar a terrenos portugueses.
Estima-se que entre 400 e 750 milhões de roedores tenham afectado já milhares de hectares de pelo menos 621 municípios espanhóis, continuando a sobreviver apesar de fortes campanhas de combate lançadas pelas autoridades e pelos agricultores.
Nas últimas semanas o debate sobre como combater o problema tem-se alargado, com as autoridades a defenderem o uso de veneno, os agricultores a optarem por queimadas ou armadilhas e os ecologistas a alertarem para o perigo do veneno.
Agricultores chegam a encontrar e a matar três a quatro mil roedores por dia, que depois enterram ou queimam com cal.
A praga já trouxe outra, a de moscas verdes que se alimentam das carcaças dos roedores e que também já se começaram a fazer sentir em grande número.
Igualmente preocupante é o aumento do número de casos de tularémia, uma doença conhecida como a «febre do coelho» e causada pela bactéria Francisella tularensis.
Tipicamente rural, a doença é normalmente encontrada em roedores, coelhos e lebres, podendo ser transmitida ao homem e a outros animais.
A Junta da comunidade de Castela e Leão confirmou já 42 novos casos na última semana, elevando para mais de 200 o número de afectados desde o inicio do ano - comparativamente a apenas seis no ano passado.
Oficialmente a doença não está a ser directamente vinculada com os roedores, mas as autoridades não descartaram essa relação.
Diário Digital / Lusa
30-08-2007 12:30:00

30 agosto 2007

Filosofia



TECNOLOGIA E MAGIA
“E visto que o homem não pode viver sem milagres ele fará os seus próprios milagres"

Fiodor Dostoiewski, "Os Irmãos Karamazov"

Foi o físico e escritor inglês de ficção científica Sir Arthur Clarke quem afirmou que, nas suas formas mais evoluídas, a tecnologia é indistinguível da magia. Para o comum das pessoas o que distingue afinal a música proveniente de um CD ou a descolagem de um Airbus ou a comunicação por telemóvel de fenómenos mágicos? Que diria um homem primitivo se, transportado subitamente numa máquina do tempo (esta sim, magia autêntica, que a tecnologia actual não proporciona), deparasse com um CD, um Airbus ou um telemóvel?

A associação entre tecnologia e magia tem algo de paradoxal. Pois não é a tecnologia filha da ciência? E não é a magia o reverso da ciência? Não está a tecnologia baseada na razão e não é, por isso, que funciona de uma forma objectiva? E não está a magia baseada na superstição sendo, por isso, subjectiva?

Pois a tecnologia é uma filha da ciência - ninguém recusará o parentesco - mas é uma filha fugida de casa. Não se sabe em muitos casos quem é o pai. A situação é tão estranha que, por vezes, a filha até precede a mãe... O inglês Francis Bacon (Sir tal como Clarke), logo no século XVII, quando nasceu a ciência moderna, previu a operacionalidade do conhecimento na vida social. A ciência permite mudar a vida, permite mudar de vida, precisamente através dos desenvolvimentos tecnológicos.

Curiosamente, é a possibilidade de esconder a ciência, de a meter numa "caixa negra", que assegura o êxito de muitos artefactos tecnológicos que dela provêm. Com efeito, não é necessário saber sobre ondas electromagnéticas ou sobre transístores para, nos nossos dias, usufruir de uma televisão ou de um computador. Basta apenas usar o comando televisivo (e nem sequer são precisos todos os botões, mas apenas o mudador de canais e o regulador de som) ou o teclado e o rato (para muitas aplicações basta só o rato!). A invenção tecnológica que colocou vários objectos ao alcance das multidões foi a do botão que liga ou desliga, e que regula ou desregula, esteja ele no comando televisivo ou no rato do computador. As imagens e os sons ficaram ao alcance de um clique. Pura magia!

Segundo afirma Richard Stivers no seu livro "A Tecnologia como Magia. O Triunfo do Irracional" (Instituto Piaget, 2001), livro que abre com a citação de Dostoiewski que está acima, a "televisão aparece ao espectador como uma descrição da realidade; além disso, a realidade é entendida porque está na televisão". A televisão é, portanto, um espelho mágico. Para o mesmo autor, "o computador é a forma de magia final e mais poderosa; ele recapitula todas as formas anteriores". De facto, o computador inclui não só a televisão como o leitor de CD e o telefone (falta só ser o avião, embora possa servir para reservar voos).

A tecnologia consiste basicamente em alterar a Natureza, em controlar o ambiente à nossa volta, para nosso benefício. Por seu lado, a magia também é uma tentativa de interferir sobre a Natureza. Um cientista ou uma pessoa com cultura científica saberá distinguir as duas (a tecnologia só falha por vezes, só por acaso falha, ao passo que a magia falha quase sempre, só por acaso acerta). Mas muitas pessoas talvez não consigam discernir as diferenças...

Stivers fornece o exemplo de um anúncio televisivo a "airbags" que proclama: "A 90 km/h uma oração é demasiado lenta". A diferença entre tecnologia e magia seria a acreditar neste anúncio, destinado ao grande público, uma diferença de velocidade. De qualquer modo, os regulamentos oficiais de automóveis consagraram a obrigatoriedade dos "airbags", ao passo que as orações continuam a ser facultativas.

Para Stivers o segredo da identificação da tecnologia com magia não reside tanto no hardware, mas mais no software: certas imagens e palavras funcionam como passes de mágicas. Por exemplo, os anúncios de certos programas televisivos (telenovelas, "reality shows", etc.) são feitos para encantar, para hipnotizar os telespectadores. O discurso apresenta-se parcial ou completamente desintegrado; os "sound bytes" substituem frases completas e coerentes, em nome de uma lógica de rapidez e eficácia (não há tempo a perder: o discurso tem de ser rápido para o lucro também ser rápido!). Foi assim que proliferou todo um conjunto de tecnologias não materiais, que incluem técnicas de persuação psicológica, de terapia, de "marketing" e de gestão. Estas modernas formas de magia amplificaram bastante o poder dos objectos tecnológicos. A ameaça do irracional estará mais no software do que no hardware...

Como havemos de nos proteger da magia que impera por todo o lado e que, subrepticiamente, nos tolhe a liberdade? Pois a ciência ainda é o melhor refúgio. E a escola ainda é o melhor meio para nos ensinar esse refúgio.

Como escreveu Stivers:"A minha resposta pessoal à ameaça da propagação da irracionalidade é a de dar ênfase à educação; na verdade, é a nossa última esperança na batalha pela razão".

Posted by Carlos Fiolhais, in De Rerum Natura

29 agosto 2007

Calendário escolar 2007/ 2008

Ensinos Básico e Secundário

Quadro n.º 1

1.ºPeríodo:
Início: Entre 12 e 17 de Setembro. (As aulas depois de iniciadas não podem ser interrompidas)
Termo: 14 de Dezembro

2.º Período:
Início: 3 de Janeiro
Termo: 14 de Março

3.ºPeríodo:
Início: 31 de Março
Termo: A partir de 6 de Junho, para os 9.º, 11.º e 12.º anos, e de 20 de Junho, para os restantes anos de escolaridade.

Quadro n.º 2

Interrupções
Datas

1.ºInterrupção:
De 17 de Dezembro a 2 de Janeiro ( Natal)

2.ºInterrupção:
De 4 a 6 de Fevereiro ( Carnaval)

3.ºInterrupção:
De 17 a 28 de Março ( Páscoa)

Preço dos livros escolares


Furto


28 agosto 2007

Sinal...


Horários


Horários das turmas, dos professores e das salas. Eu, a Flor e o Luís Cruz. "Atiramo-nos" a eles e enquanto não chegamos ao fim, não descansamos! Ainda precisam de pequenos retoques... Missão cumprida.

Medalha de ouro



Nélson Évora campeão do mundo do triplo salto com novo recorde nacional
O atleta português Nélson Évora sagrou-se hoje campeão do mundo no triplo salto, nos Campeonatos do Mundo de Osaca, no Japão.

27 agosto 2007

Ibéria...



Apartamentos «in el Algarve, Spain»?

Concerto



The Gift apresentaram-se no dia 26 de Agosto, na Feira de Grândola. Com o recinto esgotadíssimo, a que Sónia Tavares, Nuno Gonçalves, John Gonçalves, Miguel Ribeiro e Mário Barreiros corresponderam com um bom concerto.
Os Gift interpretaram canções novas, como “Nice and Sweet”, “6-4-5” ou “Fácil de Entender”, do álbum com o mesmo nome, mas também clássicos como “Ok! Do you want something simple?”, “Clown” ou "Front of”.

26 agosto 2007

Recordações



Recordações






Plano Tecnológico



José Sócrates entregou este sábado 50 computadores com acesso à Internet a pessoas que estiveram ou estão em processo de validação de competências no Centro de Formação Profissional de Setúbal, no âmbito do Programa e-Oportunidades.

O objectivo é tornar Portugal num dos países do mundo onde professores pagarão tarifas mais baixas de acesso à Internet por banda larga, afirmou o Primeiro-Ministro.

Os computadores foram entregues a pessoas envolvidas no processo de reconhecimento, validação e certificação de competências aos alunos 10º ano e aos professores do ensino básico e secundário.

Domingo


24 agosto 2007

Benfica!

“Camacho vai ganhar qualquer coisa como 3,2 milhões de euros, ou seja, perto de 160 mil euros por mês.”
Ou seja, 5000 euros dia! Traduzindo, ainda, de outra maneira: das 00.00 horas até às 12.00 horas, de um qualquer dia, ganha o mesmo que eu.... num mês !!!
Se dessas 12 horas, dormir 7, quer dizer que nas restantes 5 (acordado) ganha à razão de 500 euros/ hora ! Praticamente 85 euros/ minuto!! Mais ou menos 1,5 euros/ segundo !!!
Quem me manda não perceber nada de bola?...

23 agosto 2007

Convergência

Nem tudo corre menos bem na nossa convergência económica e social com a média da UE. Assim, segundo dados estatísticos oficiais hoje divulgados pelo Jornal de Negócios, o tempo de trabalho semanal (...) em Portugal (41,5 horas) está agora ao nível da média comunitária (41,6 horas), (...).
Mais difícil, infelizmente, é a convergência quanto (...) à remuneração do trabalho...
[Publicado por vital moreira] 22.8.07
In Causa Nossa

22 agosto 2007

Estou tentado em concordar

15:40 (JPP)
DA RETÓRICA MACRO (DAS "REFORMAS") À REALIDADE MICRO:O CASO DAS ESCOLAS E DOS PROFESSORES

Uma mera observação do mecanismo dessas escolhas mostra que estão feitas para, a prazo, afastar do sistema escolar os professores que dão aulas há mais anos e que são, por norma, os mais qualificados. Como muitos aspectos da reforma da função pública, que foram feitos á pressa e apenas para poupar dinheiro, corre-se o risco de estar a desertificar a função pública do seu know-how mais especializado, do seu capital de experiência. Isto é muito bonito na retórica, mas na prática quem está a apanhar com a ameaça de despedimento a prazo, são os mais velhos, os mais experientes, os que tem maior currículo e saber.Não se trata de fazer eco da resistência sindical às mudanças que tanto favoreceu a fragilidade dos professores face ao Ministério. Trata-se de casos em que os professores têm pura e e simplesmente razão para se sentirem injustiçados e as reformas podem ter um efeito perverso de agravarem a qualidade do ensino ao empobrecerem a quantidade de "saber" existente dentro das escolas.
In ABRUPTO, 22/08/07

Feira de Agosto 2007



FEIRA DE AGOSTO 2007
Feira de Agosto - Turismo, Ambiente e Desenvolvimento, no Parque de Feiras e Exposições de Grândola, de 23 a 27 de Agosto.Um cartaz de luxo, o melhor da gastronomia, Corrida de Toiros à Portuguesa, Festival Hípico e muito mais...

Enfim...