Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

31 julho 2007

Balanço

Balanço…
A Escola deixou de ser aceite como um referencial de verdade, viu destruída a sua autoridade moral e desgastado o prestígio da função docente. Confrontada com a indústria do audiovisual e com os meios de comunicação de massas, a Escola perdeu não só a exclusividade da transmissão da cultura em geral e da ciência em particular, como foi ultrapassada em termos de eficácia por esses meios. Sem autoridade e sem o exclusivo, ou sequer o melhor desempenho na transmissão do saber, parece pertinente perguntar, qual o papel que ainda poderá caber hoje à Escola?

28 julho 2007

Concordo...

“se eu fosse mais cinzento tinha menos inimigos.” Concordo...
Extracto de uma entrevista a Saldanha Sanches à revista Visão.

Visão...



Plano Tecnológico para a Educação:
"A concretização deste plano tecnológico vai fazer-se sentir da portaria à sala de aula, envolvendo toda a escola", afirmou à Lusa fonte oficial do Ministério da Educação (ME).
"A escola como plataforma de acesso às tecnologias de informação", resumiu fonte do ME.
Reconfiguração do papel do professor com reforço da função de mediador no acesso à informação.
Não quero enveredar por uma visão fatalista mas o ofício de professor, tal e qual o reconhecemos hoje, poderá estar em risco de extinção.

Verídico!


1)

Local: aeroporto de Ibiza.

Voo Ibiza - Lisboa, das 18.50 horas locais, de 26/07/2007.

Na revista obrigatória antes do embarque.

-Polícia de Fronteira: Donde são ustedes?

-L.B. e V.B.: Somos portugueses.

-P.F.: Ah! de Espanha!...

-L.B.: Não! de Portugal.

- P.F.: Portugal é de Espanha!

- L.B.: Portugal é independente há mais de 800 anos.


2)

Local: loja Duty Free do aeroporto de Ibiza.

Caixa de pagamento.

- Empregado: são 38 euros.

- L.B.: 38? mas está marcado 37,50 euros...

- Empregado: os preços nem sempre são actualizados. Se quieres levar pagas 38 euros!...

16 julho 2007

Às vezes, o que parece é...


Sistema eleitoral...

Sistema eleitoral:

Número de eleitores para apresentação de uma candidatura independente em Lisboa:
4 mil;

Votos do PCTP/MRPP - 3122;
P.N.R. - 1501;
PND - 1187;
MPT - 1052;
PPM - 745.

C.M.L.


Câmara Municipal Lisboa



O socialista António Costa ganhou hoje as eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa (CML), mas sem maioria absoluta, garantindo seis dos 17 mandatos em jogo, correspondentes a 29,54 por cento dos votos. José Sócrates diz que cidade «está bem entregue».

15 julho 2007

História. Proposta de um novo país? Ibéria?...



Saramago: Portugal deveria tornar-se uma província de Espanha


O prémio Nobel português José Saramago defende, numa entrevista publicada hoje no Diário de Notícias, que Portugal deveria tornar-se uma província de Espanha e integrar um país que passaria a chamar-se Ibéria para não ofender «os brios» dos portugueses.
O escritor, que reside há 14 anos na ilha espanhola de Lanzarote, considera que Portugal, «com 10 milhões de habitantes», teria «tudo a ganhar em desenvolvimento» se houvesse uma «integração territorial, administrativa e estrutural» com Espanha.
Portugal tornar-se ia assim, sugere o Nobel português, mais uma província de Espanha: «Já temos a Andaluzia, a Catalunha, o País Basco, a Galiza, Castilla La Mancha e tínhamos Portugal».
«Provavelmente (Espanha) teria de mudar de nome e passar a chamar-se Ibéria. Se Espanha ofende os nossos brios, era uma questão a negociar», disse o escritor, membro do Partido Comunista Português desde 1986.
Questionado sobre a possível reacção dos portugueses a esta proposta, Saramago disse acreditar que aceitariam a integração, desde que fosse explicada: «não é uma cedência nem acabar com um país, continuaria de outra maneira. (...) Não se deixaria de falar, de pensar e sentir em português». Na visão do escritor, Portugal não passaria a ser governado por Espanha, passaria a haver representantes de ambos os países num mesmo parlamento e, tal como acontece com as autonomias espanholas, Portugal teria também o seu próprio parlamento.

Do-min-go


Doutoramento

Não posso deixar de elogiar o empenho de Manuel Carvalho da Silva em obter o mais alto grau académico, o que fez com todo o mérito.
[Publicado por vital moreira] 15.7.07

Arte Moderna e Contemporânea


13 julho 2007

Digo eu...

Os professores e as professoras têm de orientar a sua dedicação para tarefas “pedagogicamente ricas”: criar um bom clima, estimular o compromisso optimista, desenvolver boas relações, favorecer a dimensão ética da organização, prestar atenção aos afectos... Quando a principal preocupação assenta na burocracia, no controlo ou em tarefas de somenos importância, a função docente fica empobrecida.

Hi, ...


12 julho 2007

2º concurso para professor titular

2º concurso para professor titular

O número

O primeiro-ministro considera que o boletim económico de Verão do Banco de Portugal, que revê em alta o crescimento da economia para este ano, mostra que o país está "no bom caminho".

1,8
por cento é a estimativa actualizada do Banco de Portugal para o crescimento deste ano da economia.

11 julho 2007

As novas 7 maravilhas do mundo

A Grande Muralha da China, o Taj Mahal, na Índia, o Cristo Redentor, no Brasil, Petra, na Jordânia, a estátua de Cristo Redentor, no Brasil, a cidade inca Machu Picchu, no Peru, a pirâmide de Chichén Itzá, no México, o coliseu de Roma, são as novas Sete Maravilhas do Mundo.

Porto

Porto: justiça obriga a pagar aulas de substituição como horas extraordinárias

09 julho 2007

Ah! Verão, Verão...

Curso da Escla de Verão da Faculade de Ciências Sociais e Humanas da Univesridade Nova de Lisboa, dado pela Dra. Maria Guadalupe Brack-Lamy de Carvalho:
"Este curso irá deter-se nos comportamentos de sedução heterossexual (sujeitos entre os 18 e os 25 anos) em contexto urbano nocturno, festivo, com incidência na exibição corporal, nas fantasias privadas, na sedução verbal e na passagem ao acto através de carícias e de beijos. Será apresentada uma análise dos diversos discursos femininos e masculinos sobre as experiências sexuais pessoais, bem como uma análise psico-sócio-histórico-cultural das transformações na estrutura conjugal. Estas análises serão seguidas de uma interpretação das mudanças relativamente aos comportamentos vividos em contexto nocturno.O módulo incluirá uma visita guiada aos contextos referentes às «geografias de sedução nocturna»: Bairro Alto, Docas de Alcântara, Rocha Conde d`Óbidos e Belém, seguida de reflexões sobre a estadia nesses contextos. Esta visita, de carácter não obrigatório, será agendada nas noites referentes aos 2 últimos dias de aulas."

Setúbal



Vítor Ramalho, deputado socialista pelo distrito de Setúbal, é uma pessoa dotada de uma sensibilidade e de uma educação únicas e naturalmente requintadas. A vida e a carreira acentuaram a sua natural ponderação no uso do verbo.

Ensinar



Palavras de Rubem Alves: “Enseñar es un ejercicio de inmortalidad. De alguna forma seguimos viviendo en aquellos cuyos ojos aprendieron a ver el mundo a través de la magia de nuestras palabras. Por eso el profesor nunca muere…”.

04 julho 2007

Quem governa a Educação? V


Quem governa a Educação? IV



Round Table
« Access to educational content remains a challenge among others for the future of education Main Round table 1: Education policy trends and challenges »
Opening of European Schoolnet Round Table 2006
After a windy and stormy night, the sky above Bruges breaks up to a beautiful day around the same time as about 120 participants from 30 countries are sitting down to start a day and half long event to relflect on the future of schooling in Europe.
The aim is, through collective discussion in small round tables, to gather participants views regarding the innovation in teaching and learning. Discussion will be around the following points: 1) From the past, what have you learnt...about education policy?; about ICT in schools?2) For the future, how do you see schooling in 2016? Best case scenario?; worst case scenario3) What shold stakeholders do to make the future happen how can the private sector help? 4) What targets shold we set? 5) Whaat should European Schoolnet do?
Posted by Riina Vuorikari on December 7, 2006 02:41 PM
TrackBack
TrackBack URL for this entry:http://blog.eun.org/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/540
Comments
3. Stakeholders should do following in order to make the future happen:* integration in curriculum;* better assessment systems;* teacher networking;* stakeholders working together.
5. European Schoolnet should do following:* to share good and bad examples;* to help building strategies;* visions.
Posted by: Table2 December 7, 2006 05:26 PM

Quem governa a Educação? III

Oxford Round Table
at Oxford, England

THE FACES OF EDUCATION:A WORLD VIEW



ARTICLES
SPECIAL ISSUE: THE OXFORD ROUND TABLE

FOREWORD

ADAPTING EDUCATION TO THE MODERN WORLD
John Abbott, Director of Education 2000, United Kingdom

MAKING SENSE OF THE REFORM AND RESTRUCTURING
OF EDUCATION AND TRAINING
Sir Christopher Ball, Higher Education Consultant and formerly
Warden of Kable College, Oxford University, United Kingdom

PURPOSE OF EDUCATION: PEACE, CAPITALISM AND
NATIONALISM
Kern Alexander, University Distinguished Professor, Virginia Tech,
Blacksburg, Virginia

INDUSTRIAL POLICY AND NATIONAL SUCCESS: THE HUMAN ELEMENT
Marc Tucker, President, National Center for Education and the
Economy, New York

THE REFORM OF EDUCATION IN RUSSIA AND STATE POLICY IN THE
EDUCATIONAL SYSTEM: BACKGROUND, GOALS, PRINCIPLES AND
STAGES OF IMPLEMENTATION
Eduard D. Dneprov, Advisor for Education Policy and Humanitarian
Affairs, Cabinet of President Yeltsin, Russian Federation, Moscow

THE REFORM OF EDUCATION IN THE REPUBLIC OF BELARUS:
ITS PROGRESS AND HOPES
Victor A. Gaisyonok, Minister of Education and Professor,
Republic of Belarus

MANAGING EDUCATION CHANGE IN ESTONIA: THE DEVELOPMENT OF
COORDINATION, COOPERATION AND CHOICE
Paul-Eerik Rummo, Minister of Culture and Education, Estonia

PERSPECTIVES OF THE FUTURE EDUCATIONAL SYSTEM IN THE
REPUBLIC OF CROATIA
Naima Balic, Senior Advisor and First Deputy, Ministry of Culture
and Education, Croatia

RECONSTRUCTION OF THE HUNGARIAN EDUCATIONAL SYSTEM: NEW
TRENDS AND REALITIES IN 1993
Sandor Toth, Chef de Cabinet of the Ministry of Culture and
Education, Hungary

A STUDY IN THE POLITICS OF BUSINESS/EDUCATION PARTNERSHIPS:
THE BRITISH CITY TECHNOLOGY COLLEGE PROGRAMMES
Richard Margrave, Head of Press and Public Relations, Association
of Teachers and Lecturers, United Kingdom

CHALLENGES TO EDUCATION IN NORWAY: THE QUALITY OF EQUALITY
Gudmund Hernes, Minister of Education, Norway

CHANGING EDUCATIONAL SYSTEMS TO MEET THE DEMANDS OF THE
NEW CENTURY
Per Unckel, Minister of Education and Science, Sweden

REFORM OF THE EDUCATION SYSTEM AND RESPONSES TO THE NEW
SOCIAL CHALLENGES IN PORTUGAL
Josquim Azevedo, Undersecretary of State for Basic and Secondary
Education, Portugal

THE EDUCATION STRATEGY FOR PHILIPPINES 2000
Armand V. Fabella, Secretary of Department of Education, Culture
and Sports, Republic of the Philippines

EDUCATION AND TRAINING PARTNERSHIPS, THE 1990'S IMPERATIVES:
JAMAICA, THE WEST INDIES
Burchell Whiteman, Minister of Education and Culture, Jamaica,
West Indies

THE QUALITY AND FINANCIAL RESOURCE DILEMMA OF EDUCATION
IN THE CONGO
Naasson Loutete-Dangui, Minister of Education, Republic of the Congo

PRESENT AND FUTURE SCENARIOS FOR AN EDUCATION SYSTEM IN
SOUTH AFRICA, TAKING INTO ACCOUNT THE MOVE TOWARDS
DEMOCRACY
Pieter Marias, Minister of National Education, Republic of South Africa

EDUCATION AND GENDER EQUITY IN AFRICA: THE CASE OF ETHIOPIA
Gennet Zewide, Minister of Education , Ethiopia

EDUCATION IN A RAPIDLY CHANGING SOCIETY: THE NEW YORK
RESPONSE
Charles D. Cook, State Senator, New York

PRIVATE RESOURCES AND THE U.S. PUBLIC SCHOOLS
Thomas W. Evans, Chairman of the Board, Teachers College, Columbia University,
New York, and founder National Symposium on
Partnerships in Education

BUSINESS - EDUCATION PARTNERSHIPS: ASSESSING THE VALUE
Chris Marsden, Head of Community and Educational Relations,
British Petroleum Company, United Kingdom

BUSINESS PARTNERSHIPS FOR THE CULTURALLY DIVERSE WORK
PLACE: THE CAREER AWARENESS PROGRAM OF HOME SAVINGS
OF AMERICA
Judy Morgan Phillips, Vice President Manager, Home Savings of
America, Care Awareness Program, California

BUSINESS AND EDUCATION PARTNERSHIPS: A PRESCHOOL THROUGH
HIGHER EDUCATION PERSPECTIVE IN THE UNITED STATES
Richard Green, Director, Education Affairs, Honeywell, Inc., Minnesota

EARLY CHILDHOOD DEVELOPMENT: A KEY COMPONENT IN THE
DEVELOPMENT OF EDUCATION POLICY
Kate Torkington, Head of Training for the Bernard van Leer Foundation,
The Hague, The Netherlands

EDUCATION REFORM IN ARGENTINA
Miguel Jose Sole, Secretary of Technical and Operative Coordination,
Ministry of Culture and Education, Argentina

ALASKA 2000 - THE PROCESS OF CHANGE
Jerry Covey, Commissioner of Education, Alaska

THE NEW MEXICO LEGISLATURE AND SYSTEM EDUCATIONAL
CHANGE
Barbara A. Perea-Casey, State Representative, New Mexico

COMMON COLLABORATIVE SYSTEMS OF EDUCATION: PARADIGM FOR
A LEARNING SOCIETY
Mary Jane Guy, Associate Professor in Educational Leadership,
Winona State University, Minnesota

PROGRAMME OF THE 1993 OXFORD ROUND TABLE

Quem governa a Educação? II



Quem governa a Educação?







Tamanho do tipo de letra

02 julho 2007

Festas da Cidade


Comemorou-se, ontem, o 4º aniversário da Cidade Nova de Santo André.

Centenas de santandrinos festejaram a data, ao som do grupo Unión Salsera de Cuba (o grupo constituiu-se na cidade do Porto!).

Salsas, rumbas, caribes, e outros sons latino-americanos ouviram-se e animaram o Parque Central da jovem cidade.

01 julho 2007

Novas Oportunidades


"Há um programa do governo que, na sua fase inicial, está a correr muito bem. À minha volta, numa pequena aldeia, mérito das instituições locais, ou seja da Junta de Freguesia, dezenas de pessoas inscreveram-se para completarem a sua escolaridade, num ambiente em que domina o abandono escolar e as muito baixas qualificações. O facto de tanta gente, que ainda por cima é a precisa destinatária de programas deste tipo, se ter mobilizado significa que o programa das Novas Oportunidades favoreceu uma outra atitude face à escola e ao saber, e isso é vital para o país. Espero que os passos seguintes do programa não defraudem estas expectativas que teve o mérito de fazer aparecer."

J. Pacheco Pereira, in Abrupto

...Domingo!


Voz corrente

"A Educação? O pior sistema que andamos a estruturar há dezenas de anos, já não se aguenta nas premissas básicas a um qualquer sistema de ensino: ensinar algo a alunos que devem aprender, para formação de elites. Os professores não ensinam porque os manuais não prestam e os programas idem. Idem aspas, para os alunos que preferem a facilidade de passar sempre, porque os pais assim o exigem e as estatísticas também. Aprender alguma coisa? Um pormenor sem importância. Saber algo mais do que aquilo que se aprende na tv? Uma inutilidade."
Medina Carreira dixit

Presidência Europeia


Por seis- meses-seis, somos nós que "mandamos" na Europa.