Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

30 maio 2007

Educação


Menos de 14 por cento dos docentes, auxiliares e outros funcionários afectos ao Ministério da Educação aderiram esta quarta-feira à greve geral convocada pela CGTP, segundo números parciais do Governo já contestados pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof), escreve a Lusa.

31 da Armada

Na defesa dos direitos de quase todos os trabalhadores.

Um professor é suspenso no âmbito de um processo "político" e o que fazem os sindicatos? Uma vigília? Uma greve? Um protesto à porta da direcção regional de educação? Uma bombástica conferência de imprensa? Um comunicadozinho? Alguma coisa? Nada!
Ele há bons professores e ele há outros que não são do partido.

publicado por Rodrigo Moita de Deus às 12:14 - 29/05/07

De leitura obrigatória, antes que seja tarde...


Exmo. Senhor Professor,

Tendosse vereficado certas dúbidas sobre a naturesa, objetivos e alcan-se das provas de aferissão de conhessimentos de português, vimos, por este único meio, informar o que se cegue:

1. As provas de aferissão de português não bizam, como o próprio nome não deixa dúbidas, abaliar cunhecimentos dos alunos, mas sim aferilos. É coisa cumpletamente diferente, como é savido.

2. Os cunhessimentos a aferir (não a abaliar, repitasse), não têm nada que ver com erros ortugráficos do português dos alunos, mas sim com o seu puder de intrepretação dos textos, capacidade criativa e imajinassão. É isto que nós queremos, neste caso, porque o bom ensino debe prevelegiar a criatividade aos "conhecimentos" furmais.

3. Por isso, este ano a prova de aferissão de cunhecimentos de português será feita através de crusinhas (sestema amaricano).

4. Os erros ortugráficos e outros que tais, serão aferidos noutras provas, onde, por sua bez, os alunos não teram de demonstrar capassidade intrepretatiba ou criativa.

Cada coisa no seu logar e cada macaco no seu galo.

Cumprasse!

A Bem da Nassão,

O Director

(assinatura completamente ilegível)

Os dedos da mão revelam seus desempenhos escolares

Os dedos da mão de crianças revelam o seus desempenhos escolares de acordo com pesquisadores.
O estudo, que incluiu 75 crianças de sete anos de idade, descobriu que crianças com o dedo anular mais curto em comparação ao indicador, se saíram melhor em testes de linguagem do que de matemática.
Os com o anular mais longo tiveram um melhor desempenho em matemática do que em linguagem, disse o estudo publicado no British Journal of Psychology.
A equipe britânica disse que isso se deve a diferentes níveis de exposição de crianças a hormônios no útero materno.
O chefe do departamento de Psicologia da Universidade de Bath, Mark Brosnan, que liderou a pesquisa, disse que a testosterona promoveria o desenvolvimento de áreas do cérebro que são normalmente associadas ao raciocínio espacial e matemático. "Acredita-se que o estrogênio faça o mesmo em relação a áreas do cérebro normalmente associadas à habilidade verbal."
Segundo Brosnan, "acredita-se também que estes hormônios tenham uma influência na relação entre o comprimento dos dedos indicador e anular".
As crianças expostas a uma dose maior de testosterona tendem a ter dedos anulares mais longos e as expostas a uma dose maior de estrogênio têm dedo indicador mais longo.
"Nós podemos usar as medidas destes dedos como forma de avaliar a exposição relativa a estes dois hormônios no útero, e como mostramos através deste estudo, nós também podemos usá-los para prever a habilidade em áreas cruciais de matemática e linguagem", acrescentou.
A equipe de pesquisa comparou a proporção entre os dois dedos com os resultados dos exames escolares das crianças de sete anos e disseram ter encontrado uma "relação válida" entre ambos.Brosnan acrescentou que o estudo não sugere que a medida do comprimento dos dedos possa substituir exames. "A proporção dos dedos nos fornece uma observação interessante sobre nossas habilidades natas em áreas cognitivas chaves.

28 maio 2007

Parabéns!


Parabéns Luís Magalhães. O Ovarense sagrou-se campeão de basquetebol sob o teu comando.

Quem aprende, nunca esquece!










Lobos disfarçados de ovelhas


Começou o Concurso para Professores Titulares...

27 maio 2007

Taça de Portugal


Parabéns aos meus amigos sportinguistas!

O S.C.P. venceu hoje a Taça de Portugal em futebol.

Leitura de Domingo


Cirurgia ortopédica


Real: uma cidadã portuguesa, idosa, foi levada pelo INEM para o Hospital S. José, dia 24 (5ª feira) por volta das 12.30 horas com fratura exposta do braço esquerdo.

Segundo decisão médica teria de ser intervencionada cirurgicamente, no sector de ortopedia com caracter de urgência.

Dia 26 (sábado) às 19.00 horas ainda aguardava, e desesperava com dores, vez no bloco operatório!!

Palavras para quê?

26 maio 2007

Ambiente no Litoral Alentejano


Excelente seminário sobre o ambiente no Litoral Alentejano, que contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Dr. Humberto Rosa.

Durante três horas respondeu de forma simples, cabal e convincente a dezenas de interpelações. O seminário realizou-se no anfiteatro da Escola Secundária Padre António Macedo, em Santo André.

25 maio 2007

Internamento hospitalar


Quando recebemos a informação que um nosso familiar está internado num hospital, sofremos...

Provas de aferição


Professor Vigilante nas provas de aferição do 6º ano de Matemática. Correu tudo bem! E sob a atenção da Inspecção.

24 maio 2007

Candidatura para Professor Titular


CONCURSO TITULARES

ÁREA DE CANDIDATOS
Documentação de suporte ao concurso
Perguntas frequentes (FAQs) - Como alterar a sua palavra chave - 23/05/2007 - Novo!
Nota Informativa para a candidatura - 23/05/2007 - Novo!
Decreto-Lei n.º 200/2007, de 22 de Maio - 23/05/2007 - Novo!
Aplicações
Candidatura teste - Atenção: Não está a efectuar a candidatura definitiva, apenas está a testar a aplicação que será disponibilizada quando abrir o concurso - 23/05/2007 - Novo!
Teste recomendado - Verificação da palavra-chave e do nº de candidato e com indicações de ajuda - 23/05/2007
Inscrição obrigatória - Apenas para candidatos que nunca tenham efectuado a inscrição obrigatória - 18/05/2007

Críticas e sugestões
Centro de Atendimento Telefónico - 21 394 34 80 (dias úteis, das 10:00 às 18:00)Loja DGRHE - Av. 24 de Julho, n.º 142 (dias úteis, das 10:00 às 18:00)

23 maio 2007

Concordo

"Se a crítica é livre, também existe a liberdade de resposta, ou não."
[Publicado por vital moreira] 23.5.07

Estado de Direito Democrático

"Artigo 2.º (Estado de direito democrático)
A República Portuguesa é um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas, no respeito e na garantia de efectivação dos direitos e liberdades fundamentais e na separação e interdependência de poderes, visando a realização da democracia económica, social e cultural e o aprofundamento da democracia participativa."
Constituição da República Portuguesa

Última aula


Freitas do Amaral despediu-se, esta terça-feira, da vida académica. O ex-ministro dos negócios estrangeiros deu a última aula na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.
Na plateia estiveram, além do Primeiro-Ministro, vários membros do Governo de que Freitas do Amaral fez parte e também representantes de vários partidos políticos, assim como muitos professores, juristas, antigos e actuais alunos do professor de Direito.
Freitas do Amaral falou sobre a evolução do Direito Administrativo nos últimos 50 anos.

22 maio 2007

Mestres e belas


As mulheres são de um modo geral mais “mestres” e mais “belas” e eles dificilmente competem quer numa quer noutra qualidade
Quem não compreende isto, não compreende o mundo dos dias de hoje. O mundo é delas.
Lá chegará o dia em que seremos “protegidos” com vista a evitar a extinção!

portismos à moda do Pinto...


Os adeptos do Porto festejam a sua vitória a insultar o Benfica. Os gritos na rua eram quase exclusivamente dedicados ao seu adversário (que nem era o mais próximo) e não ao seu clube.

"Madalena" arrependida...

Versatilidade
Há quem tenha passado uma vida em cargos politico-partidários e, depois, nas vésperas de umas eleições, apareça subitamente desfiliado e despartidarizado, pronto a protagonizar candidaturas independentes e com o necessário discurso antipartidário qb, a condizer. É o que se chama versatilidade.
[Publicado por vital moreira] 20.5.07

21 maio 2007

Incomodar a estupidez


A filosofia , de acordo com Nietzsche, tem a nobre função de "incomodar a estupidez".

Canções da minha vida


Algumas das canções que me fizeram e fazem vibrar!

Não é uma listagem exaustiva, muito menos completa. São, apenas, algumas de entre as muitas que recordo, e oiço, com gosto.


- Song sung blue, por Neil Diamond;

- When a man loves a woman, por Percy Sledge;

- Ne me quitte pas, por Jacques Brel;

- Fernando, por Abba;

- Strangers in the night, por James Last;

- The look of love, por Diana Krall;

- Dei-te quase tudo, por Paulo Gonzo;

- Kanimambo, por João Maria Tudela;

- Et si tu n´existais pas, por Joe Dassin;

- Love me do, She loves you, A hard day´s night, Help!, Yesterday, Yellow submarine, All you need is love, Hey jude, por The Beatles;

- We are family, por Sister Sledge;

- I will survive, por Gloria Gaynor;

- You are the first, my last, my everything, por Barry White;

- Crocodile Rock, por Elton John;

- Maggie May, por Rod Steward;

- Message in bottle, por The Police;

- We are the champions, por Queen.

20 maio 2007

Em Portugal será diferente? Ou pior...

Uma pesquisa da revista New Woman Magazine afirma que uma em cada três mulheres britânicas (33 por cento) já fez sexo no local de trabalho.
A pesquisa revelou ainda que 17 por cento já dormiu com o chefe e que 20 por cento dormiria com o seu superior se isto a levasse a uma promoção, mesmo que não se sentisse atraída por ele.
A pesquisa sobre sexo no trabalho foi encomendada pela revista NW Magazine (New Woman Magazine) e ouviu 2 mil mulheres em todo o país.
Segundo a pesquisa, dois em cada três (61 por cento) dos relacionamentos já começam no trabalho.
«O trabalho é um ambiente ideal para relacionamentos de cozimento lento ¿ o colega da mesa da frente pode não ser um deus grego, mas torna-se interessante à medida que o vai conhecendo», disse a editora da NW Magazine, Lauren Libbert.
Segundo a pesquisa, quatro entre cinco mulheres (82 por cento) dizem já ter tido fantasias com algum colega.
Quase todas as britânicas entrevistadas (94 por cento) dizem exercitar ou ter exercitado algum tipo de flirt no trabalho. E nove em cada dez (87 por cento) afirmam que já receberam piropos no escritório, sendo que metade (47 por cento) disse que se sentiu «lisonjeada».
Se uma em cada três entrevistadas (33 por cento) afirma que já fez sexo no escritório, sendo que 36 por cento das restantes diz que faria se tivesse vontade.

Camarada...

Semanário Sol, de 19/05/2007, pág. 24.
Leio: "Sá Fernandes nunca foi, nem creio que seja, aquilo a que se pode chamar um típico ´homem de esquerda´. Ele é acima de tudo, um cidadão exigente e apaixonado pelas causas que abraça. Todas juntas, são Lisboa." - por Miguel Portas.
Reflito e concluo: com camaradas e amigos destes, quem precisa de inimigos?

FCP


Viva o campeão!

O Fê Cê Pê ganhou o campeonato português de futebol com um valente 69!

SCP ficou pelos 68, e SLB com 67.

Hoje é Domingo


Solução


18 maio 2007

Casa / descasa

Os homens casam porque as mulheres são bonitas. As mulheres casam porque um dia serão feias.


Como é que se viabiliza uma relação em que as partes têm interesses assimétricos, os custos e os benefícios estão desfasados no tempo e em que a antecipação da deserção de um pode levar à deserção do outro?

16 maio 2007

Do jornal O Público de 16/05

A partir do próximo ano lectivo
Ministério da Educação vai reforçar carga horária da vertente prática no secundário
15.05.2007 - 19h22 Lusa

Quando é que vão fazer sair verdadeiras medidas que contemplem o ensino nas escolas EB1-1º ciclo (e também as J.I. - Jardins de Infância) de modo a que os alunos saiam da "primária" pelo menos a saber ler, escrever e fazer contas? Não há meio de entenderem que aí, nos primeiros passos da aprendizagem, é que começa o mal geral da deficiente instrução e elevado grau de iliteracia que grassam nos alunos de níveis superiores, no nosso país, levando grossas camadas ao abandono escolar?! Isso e a falta de medidas pesadas contra a indisciplina, má educação, falta de respeito e agressões físicas e verbais, por parte de alguns alunos a colegas, professores e funcionários?

R:


Já sabem a resposta para a pergunta colocada no post de 15 de Maio?

Vá lá, uma ajuda: atentem na figura que acompanha este post. Perceberam?

Sinal dos tempos...

Taça UEFA


A final da Taça UEFA jogou-se hoje.

Ganhou a formação equipada à Benfica, o Sevilha.

Perdeu a formação equipada à Porto, o Espanhol !

Anedota

Comissão Política do PSD, 19.30:
«-Hum, estamos aqui há horas, a gente não ata nem desata. A coisa está negra....»
- É isso! Negrão! Quem me dá o telefone dele?»

15 maio 2007

Novos tempos - usar e deitar fora! - chewing gum


Qual é a coisa, qual é ela, que se mastiga, enquanto é doce, e depois deita-se fora...?


"Masque esta pastilha elástica e aumentará o tamanho de seus seios.Os fabricantes de pastilhas elásticas "Bust-up" estão a fazer declarações extraordinárias sobre o efeito para as mulheres, das suas pastilhas elásticas: "masque esta pastilha e aumentará o tamanho de seus seios". Medical News Today, O New York Daily News, e a BBC News, relatam que a referida pastilha elástica contém extractos da planta Pueraria mirifica (Kwao Krua, como é conhecida na Tailândia e para os interessados o nome científico é Pueraria candollei Grah var), o ingrediente mágico que fará os peitos de uma mulher crescerem, assim como melhora sua forma e aspecto. Ao mastigar a pastilha os extractos são libertados lentamente.Na verdade isto parece uma nova versão do vendedor de banha da cobra, remédio que era vendido para curar uma data de doenças e na verdade não curava nenhuma. É que a companhia de nome B2UP afirma ainda que a dita pastilha combate o envelhecimento, reduz o stress e melhora a circulação. Citam até estudos científicos de uma Universidade Tailandesa (Chulalongkorn University) que atesta os resultados."


"Guerra à pastilha elástica.
As grandes cidades britânicas, cansadas dos milhões de pastilhas elásticas atiradas para o chão, estão cada vez mais decididas a aplicar o princípio do poluidor-pagador. Várias câmaras propuseram já um imposto de um pence (1,4 cêntimos de euro) por pacote, para ajudar a pagar a factura anual da limpeza, que se eleva, em termos nacionais, a cerca de 100 milhões de euros."


Estes dois textos até são referentes a chewing gum, mas a relação que quero que descubram é outra... Ora vejam...


"Todas as mulheres se podem escusar ao contacto íntimo com os seus parceiros, inventando uma boa desculpa. A questão é: por que o fazem?

Combata os inimigos do sexo:

Egoísmo – Não pense apenas no seu prazer. Dar e receber é fundamental.

Silêncio – Converse sempre, e muito, com o seu parceiro. Aprenda tudo sobre as preferências dele e não tenha medo de revelar as suas.
Mitos & Tabus – Herdámo-los de casa, da escola e da Igreja. É necessário conversar sobre sexo, ler, informar-se e experimentar.

Paranóias – Não receie ser mal interpretada, sentir-se ridícula, mostrar a sua ingenuidade ou parecer uma leoa! Desligue-se dos julgamentos e, com respeito mútuo, faça só o que ambos quiserem.

Velhas teorias – Ignore-as. Aquela ideia de que é preciso ter um corpo de Barbie para eles ficarem satisfeitos, entre outras, é preconceituosa e impeditiva de uma vida sexual plena."

Então, conseguiram descobrir?



14 maio 2007

Lapsus calami



Factos:

1- Portugal é governado pelo Partido Socialista.

2- O concelho de Santiago do Cacém é dirigido pela CDU (Partido Comunista).

3- O Partido Socialista todos os anos organiza na Aldeia do Cano, freguesia do Cercal, a sua festa de militantes.

4- A Câmara Municipal de Santiago do Cacém deu uma entrevista ao jornal O Público, de 14/05/2007, página 23, com o título "Câmara de Santiago do Cacém contra encerramento de escolas rurais".


Segundo a entrevista, das sete escolas do 1º Ciclo previstas para encerrarem no próximo ano lectivo, no concelho de Santiago do Cacém, o sr. Presidente só acha aceitável fechar a da Aldeia do Cano! As outras nem pensar...

Espero que a C.M.S.C. desminta o erro que se cometeu ao escrever (lapsus calami).

13 maio 2007

Os Livros da Minha Vida II

O que é que se sabe quando se sabe demais? Sabe-se de menos. Não no sentido socrático do “só sei que nada sei”, mas no sentido de que há “saberes” que se perdem, a começar pelo da inocência. O dilema da minha geração, que é fácil reconhecer neste livro, é que ao mesmo tempo que se queria saber tudo (e durante uns anos poder tudo), não se queria perder a inocência, vivia-se na nostalgia de um mundo perfeito e original, que conheciamos dos livros e do cinema, mas que éramos incapazes de sentir, só de “imaginar e ficcionar”. Por isso, a geração dos anos sessenta foi ao mesmo tempo incapaz de ter emoções simples, de ser “genuína” e de ter frieza na razão, de ser cínica. Voltou-se para a utopia, essa perigosa procura de perfeição. Nunca produziu verdadeiros casos de gente a “falar como eu respiro”, nem de cínicos, mesmo depois de velhos, porque é uma geração que envelhece mal. As suas criações ficaram sempre nesse hiato de dois desejos, desses mundos do perfeito sentimento e da perfeita racionalidade, que procurava com afinco, para ser o que não era. Sabia demais. Acabou por isso por mudar mais a História do que a criação, mais a vida quotidiana do que a poética, mais os outros do que a si próprio.

E hoje é Domingo


Os Livros da Minha Vida




Excelente texto de Ramalho Eanes, ex-Presidente da República, na revista Tabu – nº 34 de 5 de Maio, na rubrica O Livro da Minha Vida.
Um excerto do mesmo: “ Afinal, o homem, como bem o demonstrou Zenão, como afirmou Leibnitz, tem a possibilidade de ser um pequeno Deus, porque há sempre, em si, a inteligência e a vontade capazes de, por si só, lhe garantirem a autêntica liberdade interior.”
Não foi por acaso, decerto, que militei e acreditei na utopia da dar a vez e a voz ao povo. Pena foi que quem o rodeava não tivesse a excelência e, consequentemente se tivesse caminhado, e bem, para a extinção.

Voltando aos livros, escolhi O Despertar dos Mágicos. Não há, para mim, um único livro que nos marque de forma indelével. Este foi, no entanto, um dos que me lembro como referência.

12 maio 2007

Auditório da Biblioteca Municipal de Santo André


Francisco Louçã, coordenador do Bloco de Esquerda esteve hoje no Auditório da Biblioteca Municipal de Santo André.

São dois(?) os problemas capitais, segundo o principal orador, do país: 1- as regras nas campanhas, que impliquem eleitos para a A.R., são iguais em todo o lado, Brasil incluído!; 2- as empresas de capital estrangeiro a laborarem em Portugal, se receberem apoios do Estado, deixam de poder argumentar que para a sua produtividade precisam de fazer ajustamentos nos recursos humanos.

Fiquei elucidado...

Mas, fiquei também com curiosidade de saber mais sobre F.L.

Fiz uma pesquisa na net, e encontrei da sua autoria, um link: abrilemmaio.no.sapo.pt/Textos-EZ-FL.htm

Boa leitura!

Marimbondos


Continua viva entre os auto-designados sectores progressistas a convicção que se é intelectual e moralmente superior aos outros, ou seja àqueles que pensam doutro modo e que eles encafuam na direita.

Armadilha


Não me parece boa ideia (pelo contrário) a aventada candidatura de António Costa à Câmara Municipal de Lisboa

Publicidade...


Portugal, visto do espaço


08 maio 2007

À atenção de quem de direito...

"Exames
Arruda dos Vinhos foi o único concelho com positiva a Matemática em 2006.
Público, 8/5/07".

Opções


Dê por onde der, chega sempre o dia em que é preciso tomar opções...

06 maio 2007

Hoje é Domingo - Dia da Mãe


A todas as mães.

Roteiro


Roteiro de um dia, igual a muitos outros, salvo a multa!

8.20h. - acordar, preparar-me e sair.

9.10h. - ir buscar a filha.

9.20h. - comprar o jornal, meter o euromilhões, tomar café.

10.00h. - arrancar de Stº André com destino a Lisboa.

11.30h. - parar no Forum Montijo para meter combustível (o mais barato da região!).

12.15h. - ir à baixa de Lisboa, dar voltas e mais voltas para arranjar estacionamento.

12.45h. - regressar ao carro e constatar que se foi multado!

13.15h. - almoçar no Joshua´s (comida israelita) no C.C. Olivais. O melhor foi o bolo de bolacha...

14.30h. - compra da prenda relativa ao dia da Mãe. Saber das notícias familiares.

16.00h. - dar uma volta pelo C.C.Belém. Revigorante. Bom ambiente.

16.30h. - lanchar nos pastéis de belém. Havia bicha, mas valeu a pena! Hummm que bom!

18.00h. - Almada Fórum. Calcorrear aqueles corredores, cumprimentar alguns conhecidos que se cruzavam connosco, algumas compras, os pés a queixarem-se...

20.30h. - uma piza para o jantar (Piza Hunt)

21.45h. - adeus Almada.

23.00h. - deixar "o rebento"

23.20h. - casa, novamente!

04 maio 2007

Paradoxo


Estou triste porque não consegui.

Estou contente porque tentei. Sempre.

Pode-se estar triste e contente ao mesmo tempo? Pelos vistos, pode-se!

A tristeza quando não resignada, impele-nos para a frente, é um campo de batalha constante, pela procura do não conseguido.

Curiosamente a alegria pode ser perigosa, perniciosa, pois pode significar acomodação ao facto de se ter tentado.

Este paradoxo tem solução?

02 maio 2007

Convém lembrar...

"O trabalho liberta" ("Arbeit macht frei")
A frase que ficou famosa por estar nas várias entradas de Auschwitz

Neste Blog pode-se fumar


"É proibido fumar:".
É proibido proibir ?

Previsões

Quinze dias atrás, os apostadores previam uma final da Liga dos Campeões Europeus de Futebol entre o Manchester e o Chelsea.
Há uma semana seria temeridade apostar o contrário, dado que o desfecho dos jogos em que entraram aquelas equipas, confirmava o "acerto" das previsões...
Hoje, passaram à final o Milan e o Liverpool !!!

01 maio 2007

1º de Maio



Penafiel, no distrito do Porto e, Fafe, no distrito de Braga, serão concerteza duas terras acolhedoras para quem viaja em trabalho vindas do sul.

Bom trabalho e até breve.

Sorte


A nossa vida e sorte, está intimamente ligada às pessoas com que nos cruzamos...

Portugal em Bruxelas...