Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

30 outubro 2006

Aprendendo a História - Como interpreto documentos





O MAPA

O mapa é fundamental no estudo da História, pois se fizeres uma correcta interpretação deste documento estás a desenvolver uma das competências essenciais da disciplina, a localização no espaço de factos e acontecimentos históricos. Assim, no mapa, podes situar a representação dos territórios onde se "movimentaram" as civilizações em estudo, destacando-se, normalmente, o seu local de origem e a sua área de expansão territorial e comercial. Possibilita também localizar os lugares onde ocorreram acontecimentos marcantes em determinadas épocas históricas.
Para aprenderes a retirar informação de um mapa deves, entretanto, ter atenção a determinados detalhes:
a) Rosa-dos-ventos;
b) Legenda;
c) Escala;
d) Título
Depois de observares todos os elementos atrás referidos não te deves esquecer que é essencial identificares também as áreas geográficas (continentes, oceanos) que constam do mapa. Se não estiverem denominadas podes recorrer a um atlas (formato papel ou formato multimédia) para as localizares mais facilmente.

26 outubro 2006

Olá a todos,

A formação que tive hoje foi muito interessante.
Espero conseguir utilizar os conhecimentos de forma pedagógica e útil.

Até lá,

L.B.

20 outubro 2006


Atenção blogosfera! Hoje é um dia histórico... Criei meu primeiro blog! Hahahaaaah dirão vocês que já estão "batidos" nestas andanças. Pois, pois, eu é que sei o que me custou chegar aqui!
Pessoal, acreditem que este blog ficará na história, até porque versará sobre História e muitas outras coisas, é feito por um historiador, que conta estórias e História.
Aceitam-se contribuições. Força!